Saúde

1° Simpósio de Saúde Mental aborda os transtornos causados pelas drogas

centro-reabilitacao-quimica
Redação
Escrito por Redação

Com o objetivo de promover diálogos sobre os transtornos mentais relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, o Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realizará nesta sexta-feira e no sábado (dias 12 e 13), o 1° Simpósio de Saúde Mental. O evento é direcionado a profissionais como psicólogos e assistentes sociais.Na solenidade de abertura do simpósio, que acontecerá no Hotel InterCity Premium (localizado na rua Professor Marciano Armond, 544, Adrianópolis), estarão presentes o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim e o diretor do CRDQ, Pablo Gnutzmann. O encerramento do evento, no sábado, será feito pelo Gerente do Instituto Novos Caminhos, Dickson Cavalher.

 
Os professores doutores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hamer Palhares e Eroy Silva; Maximiliano Loyola, da Fiocruz; e os médicos psiquiatras Luiz Eduardo Wawrick, Elias Assis e Leandro Fajardo, são participantes convidados para o simpósio.

No primeiro dia de programação serão abordados temas como as “Particularidades do Amazonas no que se refere à Dependência Química”; “Entrevista inicial sobre o trabalho básico a ser feito no tratamento da dependência química”; “Família e dependência das drogas: convite aos cuidados”. Neste dia o evento tem início às 15h30 e segue até as 21h.

No segundo dia a programação terá início às 8h seguindo até às 17h. Serão discutidos temas como “Uma revisão sobre o Tratamento Psicofarmacológico”; “Bases Históricas, Teóricas e Práticas da Psicoterapia Cognitiva com Dependentes de Drogas”.

“A programação prevê ainda momentos de diálogos entre os participantes e mesas redondas”, explica Pablo Gnutzmann. De acordo com o diretor do CRDQ, dentre os assuntos abordados haverá um enfoque maior no relacionamento das famílias e da importância das mesmas nos cuidados e tratamento dos dependentes químicos.

Inaugurado pelo Governo do Amazonas em fevereiro do ano passado, o Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz integra a Rede de Atenção em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e já atendeu quase 600 pacientes. Localizado no Km 53 da rodovia AM 010 – que liga os municípios de Manaus e Rio Preto da Eva – a unidade é gerenciada pelo Instituto Novos Caminhos – Organização Social.

 

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.