Amazonas Colunas Tefé minha saudade

21 de Maio: Dia da Língua Nacional(Por Raimunda Gil Schaeken)

Professora Raimunda Gil Schaeken (AM)
Redação
Escrito por Redação

A nossa língua nacional, o português, é um idioma derivado do latim, que se dividia em latim clássico e latim vulgar. O latim clássico era falado e escrito pelas pessoas cultas. Foi muito pouco divulgado, por isso, hoje é conhecido apenas por meio da literatura e dos documentos históricos.

O latim vulgar era utilizado pela maioria da população. Espalhou-se durante a expansão do Império Romano e foi se diversificando nas regiões conquistadas, dando origem aos dialetos que criaram outras línguas, denominadas “neolatinas” ou “românicas”, entre as quais o português, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o provençal, o italiano e o romeno.

A Língua Portuguesa espalhou-se pelo mundo todo como resultado das conquistas territoriais efetuadas pelos navegadores das conquistas territoriais efetuadas pelos navegadores portugueses. Nos séculos XV e XVI, Portugal possuía colônias na África, em ilhas da China e na América do Sul, ou seja, as terras brasileiras. Com a expansão marítima de Portugal, único país de língua portuguesa da Europa, o idioma português tornou-se a língua oficial de suas novas possessões e passou a ser ensinado nas escolas e falado nos lares, sobretudo no Brasil. Nas outras colônias, as populações continuaram utilizando dialetos bem diferentes.

Com o passar dos anos, em razão de ter recebido influências de outras línguas, a Língua portuguesa foi se modificando. Essa transformação continua a ocorrer, pois a língua se enriquece com palavras de diferentes origens. Em cada país em que é falado, o português apresenta variações que se manifestam tanto no vocábulo utilizado quanto na pronúncia, na morfologia e na sintaxe. Essas variações ocorrem também dentro de um mesmo país, de região para região, em consequência de fatores sociais, econômicos e culturais.

A língua portuguesa não é apenas falada em Portugal e no Brasil. Durante a expansão marítima e a colonização portuguesa, a língua conquistou também a África, a Ásia e a Oceania. Atualmente, os países que têm como idioma o português são: Portugal, Brasil, Açores, Ilha da Madeira, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste. É também falado em algumas regiões que estiveram fora do domínio político de Portugal, como alguns povoados espanhóis, uruguaios e comunidades de imigrantes em diversos países num total de mais ou menos 220 milhões de falantes.(Raimunda Gil Schaeken – Tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro da Associação dos Escritores do Amazonas – ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.