Amazonas Cidades Destaques

3º simulado de proteção mostra técnicas de segurança às delegações, em Manaus

Secretário Sérgio Fontes, dá detalhes do simulado/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Secretário Sérgio Fontes, dá detalhes do simulado/Foto: Divulgação

                    Secretário Sérgio Fontes, dá detalhes do simulado/Foto: Divulgação

Na tarde de ontem (24), os Órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas realizaram o 3º simulado visando os Jogos Olímpicos 2016, e mostraram as técnicas que serão utilizadas na segurança das delegações que virão a Manaus, sob a coordenação da Polícia Civil (PC).
Todo o treinamento foi acompanhado pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC), da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), por intermédio do sistema de monitoramento de câmeras instaladas na rota do incidente.

A partir da integração das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a Central da Escolta foi testada com um atentado criminoso à delegação dos Estados Unidos.

O exercício foi iniciado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde a delegação passou de forma segura pela grande quantidade de pessoas que se aglomeraram para ver os atletas. No segundo momento, equipes de Inteligência informaram que existia a possibilidade de um atentado criminoso durante a escolta da delegação até ao hotel. A partir dessa informação, as equipes mantiveram um forte esquema de segurança para impossibilitar a ação do grupo.

Próximo da entrada do Hotel Tropical, na Ponta Negra, o comboio sofreu uma tentativa de intercepção de um veículo que estava em um estacionamento próximo à entrada da Vila Olímpica, onde 04 membros desembarcaram armados e efetuam disparos de arma de fogo contra o ônibus da delegação. A tentativa foi frustrada pela equipe tática do Comando de Operações Especiais (COE) e da Rocam, unidades da Polícia Militar, que dispararam tiros, acertando três dos quatro criminosos e prendendo o quarto envolvido.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, destacou a capacidade da Central de Escolta neste terceiro simulado. “Durante as olimpíadas, serão realizados vários descolamentos de delegações com escoltas, e durante os jogos a intenção é contar com o apoio aéreo, tudo para que seja mantida a segurança das delegações em qualquer situação. Mais uma vez é um teste a todos os envolvidos na operação, para que a atuação durante os jogos ocorra com eficiência e eficácia”, disse.

Segundo o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, o simulado foi desenvolvido para treinar e testar as capacidades dos agentes envolvidos na pronta-resposta. “A segurança ostensiva, o atendimento pré-hospitalar e mobilidade urbana de todos os envolvidos no exercício tem foco no aperfeiçoamento das táticas e técnicas de segurança, em resposta a ações criminosas contra o comboio que transportará as delegações”, explicou.

O delegado geral adjunto da PC, Izair Soares, afirmou que os objetivos da escolta e proteção foram cumpridos com êxito. “Estamos prontos para fazer qualquer tipo de intervenção, os protocolos serão mantidos sempre com cautela em possíveis atentados criminosos”, declarou.

Simulado de mobilidade de suspeito/Foto: Divulgação

                               Simulado de mobilidade de suspeito/Foto: Divulgação

Estiveram envolvidos na ação, além da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Integrada (SEAGI), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), Infraero, Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Exército Brasileiro, Sistema de Atendimento de Urgência Móvel (SAMU) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.