Amazonas Cidades

A Tacutu inova na forma de fazer pesquisa eleitoral no Amazonas

Redação
Escrito por Redação

O VotoApp é um instrumento de “coleta de dados” que está disponível gratuitamente na Play Store e permite ao usuário compartilhar sua intenção de voto e acompanhar outros resultados das pesquisas eleitorais. O objetivo do aplicativo desenvolvido pela TACUTU é ampliar a capacidade de coleta de dados e de ofertar aos eleitores uma oportunidade de opinar (livremente).

A Metodologia é a explicação de todo procedimento desenvolvido no trabalho de pesquisa e pode ser dividido em vários métodos. A TACUTU transformou os questionários tradicionais (em papel) em uma ferramenta digital (VotoApp) para eliminar algumas etapas da entrevista pessoal (contato direto com o eleitor). No geral, a metodologia quantitativa presente no aplicativo (VotoApp) procura identificar a real intenção de voto do eleitor através da eliminação dos vícios.

O método tradicional é tecnicamente superior na teoria, mas na pratica ocorrem problemas na aplicação do questionário o que enfraquece essa superioridade. O resultado de um processo de amostragem probabilístico a priori pode resultar em um estudo não probabilístico devido a erros que os entrevistadores podem cometer quando não seguem corretamente as instruções mesmo estando estratificada (cota, localização e renda outros).

A coleta de opiniões por meio do VotoApp alcançou uma amostra de 560 (coletadas) dos quais são utilizados 548 (sem ruídos: com retirado de conglomerados) para elaboração do resultados de intenção de voto. A técnica de amostragem utilizada nesta pesquisa (amostragem por conveniência) que fornece informações valiosas em inúmeras circunstâncias, especialmente quanto à opinião de voto aos candidatos à prefeitura em Manaus/AM.

“(VotoApp) Obrigado a todos que confiaram no VotoApp a sua intenção de voto”. Estamos à disposição para esclarecimentos.
Na pesquisa AM-02534/2016 indicamos o nível de confiança 95% e a margem de erro 4.2%, pois elas estão associadas à população eleitoral (1.257.129 (TSE, 2012)), não necessariamente à amostra em questão. Entretanto cabe ressaltar que uma amostra aleatória (não por conveniência) com o mesmo tamanho da qual foi utilizada nesse é representativa ao nível de confiança e margem de erros apontados no resultado.

O resultado da pesquisa eleitoral AM-02534/2016 para PRÉ-CANDIDATOS está associado ao quadro político apresentado, no período de 1 até 15 de agosto, com foto e nome (ordem alfabética) para escolha dos eleitores (Intenção de voto por conveniência e estimulada). A lista de todos os pré-candidatos disponíveis no VotoApp, no período da pesquisa, não era obrigatório (RESOLUÇÃO Nº 23.453, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997 Art. 3º A partir do dia 18 de agosto de 2016, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas, mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado).

Desta forma, conclui-se que o resultado da pesquisa AM-02534/2016 apresenta um cenário do processo eleitoral para aquele momento e com aquela situação de PRÉ-CANDIDATOS (Não cabe comparação com outras pesquisas). A Divulgação da pesquisa eleitoral deverá ocorrer, obrigatoriamente, com no mínimo 5(cinco) dias após o seu respectivo registro no sistema do TRE, consoante RESOLUÇÃO–TSE- 23.453 DE 2015.

A TACUTU desenvolveu um sistema de coleta eficiente e estamos trabalhando para usar e potencializar os métodos para as próximas pesquisas. O VotoApp atualiza a lista de candidatos registrada no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/hotSites/pesquisas-eleitorais/candidatos_anos/2016.html).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.