Amazonas Destaques Política

Aberta a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Gov. José Melo abre a SNCT, no Amazonas/Foto: Valdo Leão
Redação
Escrito por Redação

Tendo como atrações, torneio de Robótica, exposição de produtos tecnológicos, feiras de ciências de escolas públicas e premiação de estudantes que obtiveram destaque este ano, foi aberta ontem (23), pelo governador José Melo, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, evento sob a realização da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), tendo como local, o Centro de Convenções Vasco Vasques, que vai até amanhã, quarta-feira (25).
Com o hino nacional cantado pelas crianças do projeto Curumim na Lata, o governador deu a largada da SNCT e afirmou que o evento é uma oportunidade de conhecer resultados do setor e um incentivo para mais investimentos. “Temos muita coisa sendo feita em ciência e tecnologia. Agora com o novo redirecionamento para os recursos, vamos concentrá-los para aquilo que a gente quer. Como projetos para as frutas, no petróleo, no gás, mineração”, disse.

Melo destacou que o desenvolvimento de pesquisas e projetos sustentáveis podem desenvolver ainda mais a economia do Estado. “Essa semana tem o objetivo de despertar na juventude a consciência de que a ciência e a tecnologia são importantes e que é preciso olhar para o futuro. Vivemos em uma região rica e precisamos estudá-la com projetos de geração de emprego e renda sustentável, e o entendimento de que os recursos do Estado para o setor precisam ser prioritariamente direcionados aos estudos das nossas riquezas regionais e não pulverizado como vinha acontecendo. Com isso, poderemos construir um banco de conhecimento, a massa crítica que vai nos fazer evoluir para a geração de emprego e renda”, ressaltou José Melo.

Estudantes, pesquisadores e empresas de inovação marcam presença no evento, que é um dos principais do segmento de C&T no Amazonas. Sob a coordenação da Seplan-CTI, a SNCT este ano incluiu uma extensa agenda de eventos preparatórios, realizados desde 3 de setembro, com palestras, oficinas, gincanas, exposições, feiras e congressos, envolvendo professores e alunos da rede pública e privada de ensino da Manaus e 10 cidades do interior.

Para o secretário de Estado de Planejamento Thomaz Nogueira, a consolidação de uma rede de ciência e tecnologia que possa apontar para novas alternativas de crescimento passa pela mobilização, além de investimentos, de todos os agentes da sociedade envolvidos. “Precisamos formar massa crítica e não tem outro modo se não estimular e capacitar pessoas para o desenvolvimento de projetos e tecnologias”, destacou.

Sobre o evento – A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento científico anual do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizado em todo o território nacional. A escolha do tema para a edição deste ano da SNCT – “Luz, Ciência e Vida” – é orientada por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. O objetivo é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

No Amazonas, o evento conta com a parceria de uma rede de instituições de pesquisa e ensino, como a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc); e Secretaria de Estado da Cultura. Também participam o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Sebrae e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Atividades – Como parte da programação, no Torneio de Robótica, haverá construtores de robôs que competirão para mostrar qual deles é capaz de cumprir melhor um desafio a ser lançado. Também haverá uma exposição de 140 projetos de empresas e instituições que atuam no segmento de ciência, tecnologia e inovação. Quatro estudantes, um ganhador das Olimpíadas Brasileira de Matemática e outros três selecionados para a Exposição de Ciência e Tecnologia no México, serão premiados com tablets doados pela Positivo Informática.

Um dos destaques da programação de eventos preparatórios da SNCT, o Gravity Racer Car, realizado no domingo dia 22, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus, reuniu estudantes do curso de Energia da Uninorte na exibição de projetos de construção dos carros, que lembram o design dos antigos carrinhos de rolimã, que seguem padrões modernos de aerodinâmica e, tem por meta, comprovar de forma simples e objetiva que a eficiência energética pode ser conquistada com criatividade e utilizada no desenvolvimento de inovações tecnológicas voltadas ao crescimento sustentável de diversos projetos.

...depois a visita a um das apresentações/Foto: Valdo Leão

                                    …depois a visita a um das apresentações/Foto: Valdo Leão

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.