Acre Amazônia

AC: Deputados repudiam exclusão de PM por ser portador de Hepatite B

policia-militar-Acre
Redação
Escrito por Redação

Os deputados estaduais Heitor Júnior e Jesus Sérgio, ambos do PTD, repudiaram na terça-feira, 15, durante sessão ordinária no parlamento estadual, a exclusão de candidato Vanderlândio Nascimento Pessoa, do concurso da Polícia Militar do Acre. Eles destacam que o motivo teria sido a confirmação de que o policial é portador de hepatite B.“Esse cidadão, uma pessoa de bem, que estudou, foi aprovado em concurso público e, agora, sofre uma ação discriminatória e injusta. Enquanto isso, outros que entraram pela janela ainda gozam de privilégios por parte daquela autarquia”, disse Jesus Sérgio.

 
O parlamentar frisou que a dispensa ocorreu por ordem da Procuradoria-Geral do Estado. Ele pediu ao governo do Estado que reconsidere a decisão, haja vista que o candidato passou por todos os requisitos de admissão.

“Peço ao governo deste Estado que repense sobre essa decisão. Não aceito, nem me conformo com essa situação e manifesto meu repudio pela medida descabida. Creio que falta sensibilidade das partes envolvidas”, frisou.

Jesus destacou ainda que outros candidatos também passaram pela mesma situação que Vanderlândio. “Outros quatro policiais militares, em Tarauacá, enfrentam a mesma situação, porém, três deles já recorreram à justiça para manutenção do cargo”.

O deputado Heitor Júnior salientou que outro policial militar, na mesma situação, conseguiu derrubar o parecer da PGE na Justiça. “No entendimento do judiciário acreano, o vírus da Hepatite B não impede o exercício da função, sendo assim, a Justiça o considerou apto – sem ressalvas – a exercer o cargo de PM mediante parecer e laudo médico”, ressalta.

O parlamentar finalizou reafirmando que cerca de 5 a 10% da população acreana convivem com o vírus da hepatite, porém, não sabem. “Aproximadamente 60% da população acreana taraucaense são acometidas do vírus. Sem falar que cerca de 10% da população é portadora do vírus e não tem a menor ideia disso”.

(A Gazeta do Acre)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

1 comentário

error: Ops! não foi dessa vez.