Acre Amazônia

AC: Vale do Juruá tem 9 casos de doença de chagas e Saúde faz campanha

doencas-de-chagas
Redação
Escrito por Redação

A coordenação que trata sobre doença de chagas no Acre está visitando as cidades da região do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima ,Porto Walter e Marechal Thaumaturgo . A medida faz parte de uma campanha de prevenção e conscientização após a região registrar nove casos da doença.

Pela primeira vez, duas mortes causadas pela doença de chagas foram registradas no estado.

Carmelinda Gonçalves, responsável pelo setor de controle da doença de chagas e leishmaniose no Acre, se reuniu nesta quarta-feira (4) com representantes da Saúde dos municípios para realizar medidas para manter o controle e intensificar a conscientização. “Objetivamos nesse encontro realizar parceria para dar continuidade no controle dos casos”, disse.

Uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília também está no local e está fazendo pesquisas na comunidade Nova Cíntra, onde sete casos da doença foram confirmados neste ano. Segundo Carmelinda, é de extrema importância buscar medidas para combater o barbeiro nas localidades.

“O Estado solicitou e foi atendido porque precisávamos fazer uma pesquisa ampla. Onde estava o barbeiro? Onde estão os animais contaminados? Vamos ver o tipo de vetor, se tem a contaminação, os animais que rondam as residências. A partir disso, vamos tomar as devidas ações de precação da doença”, disse.

Mortes por doença de chagas
Desde o começo de março, o Site acompanha o drama do agricultor Hernandes da Costa, de 41 anos, após perder seu filho, Francisco Costa, e sua nora, Celiana Silva, para a doença. Inicialmente, a doença de chagas era apenas uma suspeita, sendo confirmado o diagnóstico no dia 11 de março.

Duas filhas do agricultor, uma de 12 e outra de 24 anos, ficaram internadas no Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul com a doença.

(Jornal Floripa)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.