Amazonas Cultura

Acadêmicos da UEA participarão do 34º Festival de Dança, em Joinville

Destaque Afro estará no festival, em Joinville/Foto: Klauson Dutra
Destaque Afro estará no festival, em Joinville/Foto: Klauson Dutra
Redação
Escrito por Redação

O 34º Festival de Dança Joinville, considerado o maior festival da dança do mundo, a ser realizado no período de 20 a 30 de julho, no Centreventos Cau Hansen e em palcos abertos pela cidade de Joinville (SC), terá a participação de Acadêmicos do curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), os quais fazem parte do grupo de dança amazonense “The Fusion Norte Company”, “Backstage Cia. de Dança”, “Expressão e Vida” e “Klinger Trindade Official”.
A bailarina Bianca Marques Araújo e os bailarinos Denis Carvalho Duarte, Leandro Andrade e Heloísa Judite fazem parte do elenco da coreografia “Fantástica Amazônia, dos povos, das penas, do sangue indígena, que singra em nós”, a qual passou pelo crivo da curadoria do Festival de Dança de Joinville. O grupo se apresenta em Palcos Abertos espalhados pela cidade.

O professor técnico, diretor e também acadêmico de Dança da UEA, André Durand, explica como foi feita a montagem do espetáculo, que competirá também no palco principal em Joinville. “A coreografia retrata as transições de tudo o que se refere às lendas, folclore e ritos. O elenco em cena retrata a linguagem estilizada, com movimentação criativa em retas diagonais e círculos, o que simboliza as danças folclóricas e ritualísticas”, disse.

O aluno de Dança Denis Carvalho Duarte tem motivo em dobro para comemorar. O estudante, que participará pela terceira vez do Festival, foi um dos aprovados na coreografia de Danças Urbanas, juntamente com Lucas Nogueira. A dupla vai concorrer na categoria “Duo Sênior”, no Festival. Os dois apresentarão uma coreografia cômica na versão inspirada no desenho “O Máskara”. “Fiquei muito feliz por saber que o trabalho tinha sido aprovado do Festival e poderei representar o Norte do Brasil”, disse.

O calouro do curso do curso de Dança da UEA também destacou que representar a instituição é uma grande possibilidade de fortalecer as ações da dança no Norte do País. “Como sou calouro é uma gratificação representar a UEA em Joinville, onde também encontrarei universitários de outros estados do Brasil que fazem as suas pesquisas no Festival”, salientou Denis Carvalho.

Festival de Dança Joinville

Na 34º edição, o Festival de Dança Joinville é um evento consolidado pela tradição, profissionalismo e pluralidade dos participantes. Foi criado em 1983, pelo professor de balé Carlos Tafur e a artista plástica Albertina Tuma.

Em torno de 4.500 bailarinos participam do festival anualmente, fazendo do evento o maior do mundo em números de participantes, segundo o livro Guinness dos Recordes. Cada edição conta com várias atrações, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

Grupos de dança

Os alunos da UEA fazem parte do grupo de dança amazonense “The Fusion Norte Company”, “Backstage Cia. de Dança”, “Expressão e Vida” e “Klinger Trindade Official”. Fernanda Karine Vaz Viana apresentará a coreografia de Jazz e Hip Hop, assim como Gabriela Bessa e Lígia Beatriz Lima Cavalcante. Klinger Trindade fará um solo de danças urbanas, enquanto Kevin Monteiro Alvez um solo de Jazz.

Fora dos palcos, as professoras Jeanne Chaves de Abreu e Monica Seffair apresentarão um artigo no seminário de dança do festival. Elas vão desenvolver o tema “Danças e lendas amazônicas no contexto escolar”.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.