Esportes

Acordo entre Sejel e Uninorte deve desenvolver o esporte local

O acordo compreende um programa de cooperação e intercâmbio/Foto: SEJEL
Redação
Escrito por Redação
O acordo compreende um programa de cooperação e intercâmbio/Foto: SEJEL

O acordo compreende um programa de cooperação e intercâmbio/Foto: SEJEL

Unir o útil ao agradável. Assim pode ser caracterizado o acordo de cooperação técnica que a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e o Centro Universitário do Norte (Uninorte) selaram em prol do esporte local. Isso porque, enquanto a entidade pública vai oferecer praças esportivas e ‘material humano’, os atletas; a empresa privada vai conceder alguns benefícios capazes de aprimorar o desempenho e colaborar com o desenvolvimento daqueles que batalham diariamente pelo topo do pódio, independe da modalidade.
As três ações firmadas constituem a doação de R$8 mil mensal em material esportivos e de expediente, a oferta de equipamentos para a academia da Vila Olímpica, localizada no Dom Pedro, e o auxílio dos alunos do curso da Saúde e de Educação Física, juntamente com seus preceptores, no treinamento e tratamento dos atletas locais.

A contrapartida da Sejel será viabilizar as praças esportivas pertencentes ao Governo do Amazonas – Vila Olímpica e sua áreas desportivas, Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira e os Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso – para os acadêmicos. Desta forma, será possível os alunos constituírem experiência in loco.

“O acordo compreende um programa de cooperação e intercâmbio, para fins de formação, capacitação, treinamento de recursos humanos e o desenvolvimento institucional de ambas as partes, sempre visando a melhoria do esporte. Tudo isso será uma contribuição de mão dupla. Dos atletas para os acadêmicos e dos acadêmicos para os atletas”, disse o CEO do Uninorte, Marcelo José Frutuoso.

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, o acordo se torna referência no que diz respeito a ação conjunta de um órgão público com um privado, provando que a parceria entre os mesmos devem acontecer e são benéficas para ambos e toda sociedade. O investimento, neste sentindo, é sinônimo de aprimoramento e consciência social.

“Este convênio será um salto para a qualidade de vida dos nossos atletas e a certeza que iremos ter bom material humano e técnico. Além disso, após este intercâmbio, o Uninorte estará entregando à sociedade profissionais da área da saúde e da educação física com formação técnica-científica de excelência, adquirida por intermédio de aulas práticas e teóricas realizadas em locais com infraestrutura adequada”, disse Lima.

Ainda segundo o Secretário, todos os esportes individuais e coletivos serão beneficiados através dos profissionais das seguintes áreas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, e Educação Física. Ou seja, uma verdadeira equipe multidisciplinar à disposição dos atletas.
O atendimento aos atletas será realizado através de um banco de dados (necessário preencher RG, CPF, UF, idade, telefone e endereço) que poderá ser realizado na Vila Olímpica de Manaus, a partir do dia 1º de setembro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Iremos realizar este cadastro dos atletas, que necessitarem, por exemplo, de um serviço do curso de psicologia, e este atendimento será realizado conforme uma programação previamente agendada. A oferta é gratuita e é necessário apenas conceder as informações necessárias”, disse um dos coordenadores do programa da Sejel, Adérito Júnior, comemorando a conquista.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.