Amazonas Cidades

Agricultores participam de Curso sobre Manejo de Sementes, em Manaus

O manejo de sementes em cursos da Embrapa/Foto: Arquivo
O manejo de sementes em cursos da Embrapa/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Agricultores orgânicos ligados à Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam) participam, amanhã, quinta-feira (12), em Manaus, do Curso Manejo de Sementes para a Prática da Horticultura, uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental, com o apoio da Apoam, Rede Maniva de Agroecologia, Museu da Amazônia e Universidade do Estado do Amazonas, atravé do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica.
Com a capacitação, que acontece na sede da Embrapa Amazônia Ocidental, pretende-se disponibilizar informações técnicas para o manejo adequado de sementes, visando sensibilizar os agricultores sobre a importância da realização de oficinas para a troca de sementes. Em Manaus, a atividade agrícola com produtos orgânicos ainda é considerada incipiente, sendo a carência de sementes uma das principais dificuldades para a produção desses alimentos.

A capacitação permitirá a divulgação dos conceitos básicos, das práticas e dos critérios técnicos para orientar o manejo adequado de sementes de espécies da horticultura amazônica, a fim de permitir que os agricultores orgânicos da região do entorno de Manaus façam um aproveitamento mais racional das sementes, com o intuito de melhorar a conservação desse material, bem como realizar a prática da troca de sementes.
Para isso, o curso deve abordar diversas temáticas relevantes para os agricultores, como importância da semente, da soberania alimentar e da soberania do agricultor; Banco de Sementes; desenvolvimento de frutos e dispersão de sementes; beneficiamento e análise de sementes; noções básicas de anatomia de sementes; tipos de sementes; germinação e viabilidade de sementes; métodos para a quebra de dormência de sementes; e armazenamento e conservação de sementes, além de uma rodada de conversa para definir como será realizada a prática de troca de sementes entre os agricultores.

O curso integra as atividades do projeto Desenvolvimento de tecnologias e avaliação de aspectos biofísicos em sistemas agroflorestais de diferentes estados da Amazônia Brasileira. São coordenadoras do evento as pesquisadoras da Embrapa, Lucinda Carneiro Garcia e Elisa Vieira Wandelli. Participam como instrutores os pesquisadores da Embrapa, Elisa Vieira Wandelli, Lucinda Carneiro Garcia e Silas Garcia Aquino de Sousa.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.