Mundo

Al-Qaeda toma cidade no sul do Iêmen e degola três combatentes

Ataque à cidade no Iêmen/Foto: AFP
Redação
Escrito por Redação

Homens armados da Al-Qaeda capturaram e degolaram, hoje, sábado (20), três combatentes defensores do governo na cidade costeira de Ahwar, no sul do Iêmen, antes de tomarem o controle total da cidade, informaram moradores e autoridades militares locais.
Os membros da rede extremista atacaram ao amanhecer um posto de controle das forças leais ao presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, capturando e matando três soldados, relataram os habitantes desta cidade da província de Abyan.

Eles, então, invadiram vários edifícios governamentais da cidade. Há semanas que os extremistas já controlam vários bairros da cidade.

A Al-Qaeda, estabelecida há muitos anos neste país pobre da Península Arábica, tenta consolidar a sua presença na província de Abyan, onde já controla Zinjibar, a capital, e as cidades de Jaar e Choqra.

Este avanço, permite-lhes um controle total sobre a estrada que liga Mukalla, seu reduto no sudeste, a Zinjibar, vizinha de Áden.

Áden foi declarada “capital provisória” do poder reconhecido pela comunidade internacional, enquanto os rebeldes xiitas huthis controlam a capital Sanaa e grande parte do norte do Iêmen.

Em Áden, a Al-Qaeda e o grupo Estado Islâmico (EI) atuam abertamente, multiplicando seus ataques, apesar dos esforços das autoridades para proteger a cidade.

O conflito no Iêmen já causou, de acordo com a ONU, mais de 6.100 mortos, desde a intervenção em março 2015 de uma coalizão militar árabe liderada pela Arábia Saudita para apoiar o poder contra os rebeldes.(Terra/IstoÉ)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.