Amazonas Cidades

Ale Esq Leal Ferreira parabeniza 4º e 9º Distritos Navais pela Operação Ágata 10

Almirante-de-esquadra oto:Cesar Quante
Almirante-de-esquadra oto:Cesar Quante
Redação
Escrito por Redação

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, esteve em Manaus, nos dias 24 e 25 de outubro, para acompanhar, juntamente, com o Ministro de Estado da Defesa, Aldo Rebelo, e sua comitiva, composta pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército José Carlos De Nardi, e por Oficiais Generais da Marinha, Exército e Aeronáutica, as ações da 10ª Edição da Operação Ágata, iniciada no último dia 21.
Durante a visita ao Posto de Fiscalização da Marinha, montado no Encontro das Águas entre os Rios Negro e Solimões, as autoridades militares e civis acompanharam as abordagens realizadas pela equipe de Inspetores Navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, que têm como propósito manter a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nos rios, além de combater a poluição hídrica. As abordagens são realizadas em parceria com Órgãos de Segurança Pública e Agências Civis do Estado Brasileiro, cada um empenhado em fiscalizar aquilo que lhe compete.

A caminho da visita, o Almirante-de-Esquadra Leal Ferreira parabenizou os Comandos do 4º e 9º Distrito Navais pela excelência desde o planejamento da Ágata 10 até onde pode observar durante a sua execução. De acordo com o Comandante da Marinha, “a Marinha Brasileira, junto com as demais forças nessa Operação, está fazendo um trabalho extremamente importante, não só para a interoperabilidade pra que a gente aprenda a trabalhar melhor uns com os outros, mas também efetivamente combatendo uma porção de ilícitos, uma porção de crimes ambientais, crimes transfronteiriços, nessa região. Então, eu estou muito satisfeito com o que estou vendo, estou achando que estamos muito bem preparados para enfrentar essas diversas situações e a organização foi excelente de todo o exercício. Quero cumprimentar aqui ao 9º Distrito Naval e, lá onde eu assisti ontem, ao 4º Distrito Naval, pela excelência do planejamento e da execução de tudo que está sendo feito. Parabéns!”, enfatizou.

A Operação Ágata é de responsabilidade do Ministério da Defesa, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) junto com a Marinha, o Exército e a Aeronáutica e foi instituída por decreto da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em 2011, no âmbito do Plano Estratégico de Fronteira (PEF).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.