Mundo

Alerta: Estado Islâmico planeja ataques em grande escala na Europa

Redação
Escrito por Redação

“O chamado Estado Islâmico desenvolveu uma nova capacidade de combate para lançar uma campanha de ataques terroristas em grande escala a nível global, com especial foco na Europa”, disse Wainwright, citado pela agência France Presse.
“O chamado Estado Islâmico tem a vontade e a capacidade para lançar mais ataques na Europa e, naturalmente, as autoridades nacionais estão a trabalhar para impedir que isso aconteça”, acrescentou.

Wainwright apresentava à imprensa as conclusões de um novo relatório da Europol sobre mudanças na forma de funcionamento do grupo ‘jihadista’, que coincide com a abertura do novo centro antiterrorista da agência em Haia.

O Estado Islâmico reivindicou os atentados de 13 de novembro em Paris, que fizeram 130 mortos, divulgando no domingo um vídeo em que aparecem os alegados nove autores dos ataques e em que ameaça os “países da coligação” que combate as forças do grupo no Iraque e na Síria desde setembro de 2014.

“O Estado Islâmico está a preparar mais ataques terroristas em Estados membros da União Europeia e em particular em França”, segundo as conclusões do relatório da Europol.

“Os ataques serão principalmente dirigidos a alvos fáceis, pelo impacto que geram. Tanto os ataques de novembro em Paris como o abate em outubro de um avião russo sugerem uma mudança na estratégia do Estado Islâmico no sentido global”.

(Notícias ao Minuto)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.