Amazonas Política

Almeida quer que DNPM esclareça situação de barragens de mina no AM

Barragem em Presidente Figueiredo(AM)/Foto: Divulgação
Barragem em Presidente Figueiredo(AM)/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Durante o Pequeno Expediente da sessão de hoje, quinta-feira (19), da Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual David Almeida (PSD), alertou para a necessidade e importância de uma avaliação dos depósitos de rejeitos de mineração no Amazonas, sugerindo uma visita do superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) ao Parlamento, para esclarecer a situação dos rejeitos de mina no Estado.
Exemplificando o caso do desastre ambiental, em um distrito de Mariana-MG, onde a barragem da mineradora Samarco rompeu, despejando os rejeitos de minério nas águas do Rio Doce, o deputado citou o caso de Presidente Figueiredo, distante 107 km de Manaus.

“Os noticiários já apontam as nossas reservas em Presidente Figueiredo como uma grande preocupação em função de as reservas estarem próximas ao Rio Uatumã e consequentemente poderem chegar até a hidrelétrica de Balbina, representando um risco ambiental”, apontou.

Em seguida, Almeida propôs que o presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia, convide o superintendente do DNPM para esclarecer a real situação das barragens de mina no Amazonas. “Esse convite deve ser feito o mais rápido possível para sabermos o diagnóstico exato dos nossos depósitos de rejeitos de mineração”, afirmou.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.