Amazonas Cidades

Alunos da rede pública participam de palestra sobre situações de emergência

Palestras sobre situações de emergência/Foto: DC-AM
Palestras sobre situações de emergência/Foto: DC-AM
Redação
Escrito por Redação

A Defesa Civil do Amazonas, encerrou na sexta-feira (09), a série de palestras educativas sobre situações de emergência, realizada na Escola Estadual São Luiz Gonzaga, no bairro São Raimundo, na zona oeste de Manaus, como parte das atividades da “Semana Nacional de Prevenção a Desastres”, com o tema “Educar para Prevenir”, aonde, durante os cinco dias de instrução, pelo menos mil alunos foram alcançados e se tornaram multiplicadores da prevenção.
“A proposta foi lançada como um projeto piloto para 2016, quando queremos instruir todos os estudantes que moram em áreas de vulnerabilidade social”, afirmou o  secretário do órgão, coronel Fernando Pires Junior.

Com a ajuda especial do mascote da Defesa Civil do Amazonas, “Chico Prevenido”, os alunos foram ministrados sobre temas que estão diretamente ligados ao dia a dia deles, como as enchentes, alagações bruscas e queimadas. E para reforçar as instruções, uma cartilha educativa foi distribuída a cada criança.

“Eu gostei muito porque agora eu sei que se eu jogar lixo nos igarapés vai entupir e quando vier à enchente a água vai subir e alagar as casas. Então não pode fazer isso”, enfatizou a estudante Kamile Brandão, de 12 anos.

Sobre a data – A Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída pela Presidência da República em 2015 e é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, apostando na conduta preventiva, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

No âmbito do Estado do Amazonas, por meio da lei nº 3.576, ficou instituída a segunda quarta-feira de outubro como o Dia Estadual de Redução de Desastres. Em 2015 essa data será comemorada no próximo dia 14, quando o Chico Prevenido e sua turma, voltarão à ativa, em uma escola do município de Manacapuru.

Alunos comemoram o aprendizado/Foto: DC-AM

                                           Alunos comemoram o aprendizado/Foto: DC-AM

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.