Amapá Amazônia

Alunos do Amapá conquistam 4º lugar em campeonato mundial de robótica

Os estudantes do Amapá conquistaram o 4º lugar na Robocup/Foto: divulgação.
Redação
Escrito por Redação
Os estudantes do Amapá conquistaram o 4º lugar na Robocup/Foto: divulgação.

Os estudantes do Amapá conquistaram o 4º lugar na Robocup/Foto: divulgação.

Seis estudantes do Amapá conquistaram o 4º lugar na Robocup, campeonato mundial de robótica realizado na cidade alemã de Leipzig, entre 30 de junho e 3 de julho. Competindo na categoria “Simulação de Resgate”, os alunos criaram um programa de computador capaz de controlar robôs montados por eles, que foram guiados em um caminho repleto de obstáculos.

Os adolescentes Vinícius Dias, de 16 anos, e Arnon Dantas, de 13 anos, que fazem parte da equipe, explicaram ao G1 que o principal desafio foi movimentar os robôs e programá-los no computador para que realizassem um percurso passando por obstáculos, até resgatar determinados objetos no menor tempo possível.

“O robô tem que superar os obstáculos, então usamos sensores, infravermelho e outros recursos. A nossa meta era resgatar os objetos. Criamos esse projeto e o sistema com o objetivo de ajudar as pessoas em situações difíceis e delicadas”, explicou Vinícius, aluno do 2º ano do ensino médio.

Representando o Brasil na competição, a equipe de alunos de uma escola particular localizada no Centro de Macapá chegou ao final da competição, superando cerca de 3,5 mil equipes de 40 países, segundo o coordenador do projeto, professor Dimitri Mahmud.

“Esse evento é feito em diversas categorias e participamos da categoria resgate, que a missão é pegar objetos de uma certa área e levá-los à um local mais seguro. Conseguimos a 4º colocação com nossos alunos como melhores programadores, e na classificação geral do torneio, o Brasil ficou em 8º lugar. Esse é um grande avanço na educação amapaense”, enfatizou o professor.

A equipe amapaense de robótica é composta ainda pelos alunos Gustavo Aurélio, Luis Fernando, Luis Pedro e Caio Quintas, do 1º e 2º ano do ensino médio. O próximo desafio dos estudantes é a Olimpíada Brasileira de Robótica deste ano, que será realizada em Recife, capital de Pernambuco, durante a Campus Party, nos dias 20 e 21 de agosto.

(ULTIMA HORA NOTÍCIAS)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.