Cidades Destaques

AM registra redução de 25% de homicídios desde janeiro, diz Sérgio Fontes

Secretário Sérgio Fontes(SSP-Am), em encontro de Gramado(RS)
Redação
Escrito por Redação

De acordo com dados apresentados hoje, sexta-feira (07), em Gramado (RS), pelo Secretário de Segurança Pública Sérgio Fontes, o Amazonas conseguiu reduzir, em 25%, o número de homicídios, desde o mês de janeiro, em comparação a 2015. O relato foi feito na Reunião do Colegiado de Secretários de Segurança Pública do Brasil (Consesp), que está encerrando hoje, nesta sexta-feira (07).

De acordo com Sérgio Fontes, a meta do Governo Federal para o Estados é a redução de de 5%, e o Amazonas está conseguindo ir além da média. “Na prática, estamos salvando vidas. Uma estrategia de combate a criminalidade em geral que vem sendo aplicada desde 2015 e que agora estamos conseguindo ter respostas mais efetivas, graças a esse trabalho integrado que vem sendo desenvolvido pelos órgãos de segurança do Estado”, disse Fontes.

Ele destacou que Manaus também tem registrado queda nos índices criminais mês a mês. Somente no mês de setembro, o número de homicídios chegou a 34% comparado ao mesmo período do ano passado.

Secretário Sérgio Fontes(SSP-Am), em encontro de Gramado(RS)

Secretário Sérgio Fontes(SSP-Am), em encontro de Gramado(RS)/Foto: Divulgação

Segundo o secretário Sérgio Fontes, a redução se deve à atuação integrada dos órgãos de segurança do Estado. “Hoje temos um modelo de integração das polícias que tem dado certo, prova disso é que o Amazonas é um dos poucos estados com índices de redução de homicídios no país. Essa integração tem sido fundamental para desacelerar e diminuir os índices que só cresciam até 2015”, comentou.

O secretário afirmou ainda que as Polícias Civil e Militar atuam de forma específica para a redução desses índices, direcionado por mapeamento de pontos com incidências de crimes, técnicas de inteligência e investigação apurada.  Além disso, houve também a otimização nos últimos anos dos trabalhos do Departamento de Polícia Técnico-Científica que melhorou os protocolos para atender os locais de crimes, bem como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com trabalhos de prevenção.

O trabalho do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também foi destacado por Sérgio Fontes, que apresentou o modelo de integração utilizado em todos os grandes eventos do Estado e elencou, ainda, os desafios a serem superados no Amazonas.

Ao final das apresentações e discussões, o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública elaborou um documento que sintetiza as principais reivindicações dos estados brasileiros.

O documento será encaminhado ao Ministério da Justiça e Cidadania, Câmara Federal e Presidência da República, apresentando, também, à sociedade os pleitos aprovados pelo colegiado.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.