Amazonas Esportes

Amazonas conquista 30 medalhas na LDU de Lutas e Futebol 7

Futebol feminino da Nilton Lins/Foto: Antonio Lima
Futebol feminino da Nilton Lins/Foto: Antonio Lima
Redação
Escrito por Redação

Após uma semana de intensas disputas, a Liga do Desporto Universitário (LDU) de Futebol 7, e de Lutas chegou ao fim, reunindo um total de 430 atletas, sendo 230 em campo e 200 pelo Karatê, Judô e Taewkondo, com o Amazonas deixando boa impressão aos 17 estados que aqui estiveram, mostrando competitividade e boa receptividade. O evento foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Amazonas fechou a LDU de Lutas com o saldo de 30 medalhas e três troféus, sendo terceiro lugar geral feminino Judô, segundo lugar geral Taekwondo feminino e terceiro lugar no Judô por equipe feminino.

Uma das responsáveis por este número foi Mayara Gonçalves, que no Judô conquistou ouro pelo peso Pesado. A jovem de 19 anos, ainda repetiu a ida ao pódio na briga por equipe. Ao lado das parceiras Ítala Bianca e Ana Flávia, o trio da Fametro faturou a medalha de bronze, ficando atrás apenas da Unip-SP e Fate-CE, primeiro e segundo lugar respectivamente.“Estou muito feliz, foi uma competição muito forte, nossa equipe veio desfalcada, pois deveria ser formada por quatro atletas, mas ainda assim conseguimos vencer”, declarou a faixa marrom.

Porém, não foi somente Mayara que fez dobradinha de medalha. Ana Flávia também fechou a LDU com duas conquistas. Além da por equipe, ela abocanhou bronze pela individual meio leve, depois de realizar dois combates, enfrentando São Paulo e Ceará. “Foram duas lutas bem duras, a atleta do Ceará era bem forte, mas mesmo assim consegui o bronze. Minha missão foi cumprida e agora vou me preparar para a Taça Brasil de Judô, que acontece em Salvador na próxima semana, e vale vaga para a seletiva olímpica”, comentou Ana Flávia, estudante do segundo período de engenharia civil, que há sete anos pratica a modalidade.

Pela categoria masculina, no Judô por equipe, o primeiro lugar foi para Unip-SP,  seguida de Ufpa-PA e, em terceiro, Ufrn-RN.

Pelo Karatê, na manhã e tarde deste domingo, dia 12, medalharam ouro pelo Amazonas os atletas Elisa Pimentel (Unip-AM), Alexandre Dantas (UniLaSalle) e Rafaela Pimentel (Unip-AM). Enquanto isso, a prata foi conquista por Núdia Rodrigues (Unip-AM), Renasso Oliveira (Ufam-AM) e Cleyton da Silva (Unip-AM). “Considero a participação do Amazonas excelente e tivemos recorde de participantes de atletas amazonenses. Nosso objetivo agora é investir no intercâmbio de treinamento e eventos para que nossos atletas se tornem ainda mais fortes, como o Beach Games 2017, que também é chancelado pela CBDU, e é um evento internacional que participam vários países”, disse o titular da Sejel, Fabrício Lima.

E no Futebol 7

A final do Futebol 7 foi realizada no sábado, dia 11. Pela categoria feminina, a UNIP-SP sagrou-se campeã, após somatório de pontos no sistema de rodízio simples. A equipe da UNB-DF levou a prata e a UFRN-RN ficou com o bronze.

Para Lívia Andrade, atleta da UNIP-SP, apesar das dificuldades ao longo da competição, a equipe se superou, e leva para casa o melhor lugar no pódio. “Tínhamos consciência de que seriam jogos duros e bem marcados, mas conseguimos contornar as situações e, diante dos pontos corridos, nos consagramos campeãs”, comemora.

No masculino, a UFRN-RN levou a melhor e, após partida contra a UFC-CE, atual campeã até então, o time encerrou o placar em 3×1, garantindo o ouro. Bastante emocionado, o capitão da equipe, Moisés Estevão, considera que o resultado é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo time. “São cinco anos nessa equipe, perseguindo uma medalha, e essa primeira medalha nacional vir com o título é algo muito gratificante e recompensador”. A equipe masculina da UNIP-SP levou o bronze.

O Amazonas, representado pela Nilton Lins, ficou em quarto pela Masculino e quinto pela Feminina.

Apoio

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a  Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD). Patrocínio: Banco Itaú e Apsen Farmacêutica. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte. Apoio local: da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.