Amazonas Esportes Política

Amazonas já tem seu Plano Tático de Segurança para Torneio de Futebol Olímpico

Governador assina decreto/Foto: Valdo Leão
Redação
Escrito por Redação

Manaus sai na frente, e é a primeira das seis sedes do Torneio de Futebol Olímpico dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a formalizar o Plano Tático de Segurança Pública, para o evento, cujo decreto foi assinado hoje, segunda-feira (25), pelo governador do Amazonas, José Melo, durante o 1º Workshop de Alinhamento Institucional promovido pelo Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016, e que visa alinhar ações que envolvem áreas funcionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do comitê local.
Com o decreto do Plano Tático de Segurança Pública, o governador José Melo formaliza o planejamento que o Governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de Manaus, em parceria com órgãos da esfera federal, desenvolveu para que os serviços públicos operem de forma exitosa durante o Torneio de Futebol Olímpico. Coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), o plano é um instrumento legal que vai incluir as ações integradas relativas ao policiamento ostensivo, à segurança, ao judiciário, ao meio ambiente, defesa civil, trânsito e ao setor de inteligência. Cada uma dessas áreas terá prazo para detalhar o trabalho que será desenvolvido para garantir o sucesso do torneio que acontece em agosto na Arena da Amazônia.

Manaus vai receber seis jogos do Torneio de Futebol Olímpico, sendo quatro das seleções masculinas e dois do futebol feminino. As partidas serão em rodadas duplas na Arena da Amazônia nos dias 4, 7 e 9 de agosto deste ano. A festa das torcidas também vai acontecer em dois Live Sites, espaços projetados na Ponta Negra e Largo São Sebastião, para turistas e moradores acompanharem os jogos.

Para o governador, Manaus está preparada para participar dos Jogos Olímpicos. “Tudo o que for preciso ser feito para demonstrar nossa capacidade, o prefeito Arthur (Neto) e eu faremos. Acredito que pouca coisa pode ser feita para melhorar ainda mais nossa capacidade, e não tenho dúvidas de que faremos. Temos o legado da Copa do Mundo (de 2014) em todas as áreas e isso será fundamental para honrarmos nossa participação. Além disso, em março teremos inaugurado o maior e mais moderno hospital da região Norte. Vamos aprimorar algumas coisas, claro. Mas temos segurança equipada e uma estrutura de serviços e rede hoteleira que nos dão tranquilidade”, disse José Melo.

O Plano Tático possui diversos aspectos diferenciados para os Jogos Olímpicos, como o modelo de segurança integrada, a definição de perímetros de segurança e toda a operação que será montada pelos órgãos de segurança para o evento. “Durante a Copa não conseguimos aprovação de um plano desses e essa é a primeira cidade que está aprovando. Vamos trabalhar nele para oferecer o melhor em termos de segurança pública a nossa população, aos turistas e aos esportistas que estão vindo. Estamos orgulhosos de poder participar”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

“Herdamos um legado da Copa. De qualificação profissional, de sistema de comando e controle, de diversos equipamentos adquiridos. Então nesse sentido, o Governo do Estado está se mobilizando para atender algumas necessidades específicas para complementar o que for necessário”, frisou o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara.

Tocha Olímpica percorrerá Manaus e mais três cidades – Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva estão incluídas no roteiro da Tocha Olímpica no Estado. Segundo o coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, é possível que outras cidades sejam incluídas até o mês de junho. A previsão é que a Tocha Olímpica percorra Manaus no dia 19 de junho e os municípios da Região Metropolitana no dia 20.

Mário Aufiero destacou a importância do workshop para alinhar as ações para o Torneio Olímpico de Futebol e disse que Manaus está cumprindo, com rigor, todo o planejamento proposto pela organização da Rio 2016. O workshop está discutindo temas como credenciamento, segurança, chegadas e partidas e transporte. “São operações importantes que dizem respeito ao grande evento. Estamos cumprindo tudo o que foi exigido”, resumiu.

Antes dos jogos, a Arena da Amazônia deve passar por pelo menos dois eventos que são considerados testes pelo Comitê local. Um deles será o amistoso beneficente “Amigos do José Aldo X Amigos do Pizzonia”, em fevereiro, quando serão analisadas as áreas operacionais, segurança, voluntariado, saúde e limpeza pública. No final do mês de maio, a expectativa é por um jogo da seleção brasileira feminina. “No final de maio, vamos trazer a seleção brasileira feminina ou outro grande campeonato para trazer rodada dupla e testar em totalidade a Arena da Amazônia”, disse Dan Câmara.

Pelo cronograma, a Arena da Amazônia será entregue para o Comitê Olímpico Rio 2016 no dia 1º de junho. No dia 20 será a vez de entregar os Centros de Treinamento Oficiais (COTs). O Centro de Convenções Vasco Vasques e parte do Sambódromo serão disponibilizados a partir do dia 1º de julho.

Workshop – O workshop dá sequência a uma série de outros encontros que vem acontecendo desde o início do mês de janeiro, especialmente nas tratativas de segurança para o evento. Desde a primeira quinzena de 2016, a Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), tem atuado em parceria com o Comitê Organizador na promoção de encontros envolvendo órgãos de nível federal, estadual e municipal, com o intuito de garantir a socialização das informações e métodos de atuação em casos de emergência.

No workshop, coordenadores de diversas áreas funcionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 estarão em Manaus para o debate e acompanhamento das solicitações feitas ao Comitê local, nas áreas de operação e gestão da Arena da Amazônia, instalações temporárias para os jogos, gramados da Arena e dos COT’s, segurança, voluntários, transportes, serviços médicos, limpeza e gestão de resíduos, proteção de marcas e credenciamento.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.