Amazonas Cidades

Amazonas realiza ´Mês do Meio Ambiente´ com programação em todo Estado

AM realiza Mês do Meio Ambiente/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, terá atividades ao longo de todo o mês no Amazonas, a cargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que transformou a tradicional Semana do Meio Ambiente, no Mês do Meio Ambiente, estendendo a programação para o interior, com destaque para as unidades de conservação (UCs) do Estado. As atividades foram iniciadas ontem, segunda-feira (30), com um circuito de palestras no interior do Estado e seguem até o dia 30 junho.
Com o tema “Conservar o meio ambiente é cuidar da vida”, a Sema desenvolverá uma vasta programação que inclui desde palestras a coleta e prensagem de resíduos sólidos, soltura de quelônios, cinema ambiental, mutirão de limpeza, além de reflorestamento, gincana ecológica, oficinas, realização de Cadastro Ambiental Rural (CAR), panfletagem nos principais pontos de saída capital, entre outras atividades.

Apesar das ações terem sido iniciadas ontem, a abertura oficial do Mês do Meio Ambiente será realizada no dia 6 de junho, com uma solenidade no auditório Belarmino Lins, de 09h00 às 11h00, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), onde serão assinados atos administrativos importantes para a agenda ambiental, tais como termos de cooperação, a Lei de Resíduos Sólidos, além da apresentação da mensagem do governador sobre a Lei de Gestão de Florestas Estaduais e o lançamento do Programa Municípios Verdes, entre outros eventos.

No mesmo período, duas grandes campanhas de sensibilização ambiental serão lançadas pela Sema, no Estado. A primeira intitulada “Paca, Tatu, Cutia Não, Não Mesmo” tem o intuito de coibir o consumo de carne de caça no Estado. A outra chamada “Você também é Responsável”, é contra as queimadas, ratificando o trabalho que a Sema tem desenvolvido desde janeiro deste ano para se antecipar ao período de calor, quando ocorrem focos de queimadas, e sensibilizar a população a abolir o uso do fogo em vegetação. A meta é evitar que o cenário de fumaça e danos ambientais causados pelo uso do fogo, registrado no passado, volte a ocorrer no Estado.

Inaugurações durante o mês

Um dos destaques da programação é a inauguração da base do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), dentro do Parque Estadual Sumaúma (Parest), no bairro Cidade Nova, zona norte. O evento será realizado no dia 10 de junho, a partir das 8h30, nas dependências do parque. De acordo com o titular da Sema, Antonio Stroski, a presença do BIFMA no local é um marco para garantir a segurança do parque e contribuir para uma resposta imediata a sinistros que ocorram nas imediações da zona norte da cidade.

Outro destaque é a inauguração do Centro Multifuncional de Parintins – Casa do Produtor, no dia 30. Instalado em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, o Centro aproximará da população dos municípios do Baixo Amazonas o atendimento feito pelos órgãos estaduais responsáveis pela execução da política ambiental e fundiária do Estado, entre eles a Sema, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Política Fundiária (SPF).

Fechando a programação do Mês do Meio Ambiente a Sema, fará a inauguração de um flutuante que funcionará como um centro de pesquisas no Amazonas, também no dia 30. O flutuante tem como objetivo promover estudos relacionados à preservação, conservação e educação ambiental, bem como a divulgação e promoção das UCs do Amazonas. Ele é fruto da cooperação para o desenvolvimento sustentável entre governos do Brasil e Alemanha, por meio da Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ).

A estrutura que funcionará em parceria e cessão de uso com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) tem dois andares, sendo composto por oito contêineres, onde foram instalados dois banheiros, sala de reuniões, espaço para exposições e auditório. O flutuante terá auxílio de energia solar por meio de placas fotovoltaicas e uma estação de tratamento biológica de efluentes para as instalações hidro-sanitárias.

Sobre a data

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.