Amazonas Economia

Amazonastur cria o Fórum de Secretários Municipais de Turismo do AM

Oreni Braga reunida com prefeitos do interior do AM/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

Em reunião com os prefeitos e secretários de turismo dos municípios turísticos do Amazonas, a Amazonastur debateu as ações e políticas públicas para melhor desenvolver a atividade, e promover os destinos no mercado nacional e internacional.
Para fortalecer ainda mais o mercado em todo o Estado, a Amazonastur sugeriu que fosse criado o Fórum de Secretários dos Municípios Turísticos, proposta aceita por unanimidade pelos presentes. “Com esta reunião pretendemos fortalecer as secretarias municipais de turismo, criando o Fórum Municipal para que os secretários possam discutir por região os seus problemas, as soluções e as oportunidades, trazendo para o Fórum Estadual todas as discussões, criando essa sinergia de ações, trazendo ao governador e ao Ministério do Turismo aquilo que é importante para que o Amazonas possa se consolidar como destino turístico”, disse a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.

De acordo com a titular da Amazonastur, com a criação do Fórum, os municípios terão mais essa oportunidade para que o Amazonas seja um destino com outras opções, seja com praia de rio de água doce, com a pesca esportiva, com a cultura como Parintins ou Manacapuru, com as festas tradicionais e com as festas religiosas. “Enfim, é um momento muito especial. Tivemos a participação das prefeitas Maria Madalena de Jesus Souza (Iranduba) e da Lindinalva Ferreira Silva (Novo Airão), além dos secretários municipais de turismo”, informou Braga.

Planos Municipais de Turismo – Outro marco importante para que o turismo possa alavancar de vez no Amazonas é, também, a criação e execução dos Planos Municipais de Turismo. “A Amazonastur já elaborou alguns planos de gestão de alguns municípios, chegamos a enviar para as prefeituras, mas nunca nos deram um retorno. Vamos novamente enviar esses planos para que possam analisar, atualizar ou fazer outro, e se possível executar”, disse a titular da Amazonastur.

Durante a reunião, também, foi apresentada para aprovação final as regiões turísticas do Amazonas, seguindo as orientações do Ministério do Turismo, a respeito do Programa de Regionalização do Turismo e que, com apenas sugestões de alterações de nomenclaturas das regiões, bem como avaliação de inclusão de Nova Olinda do Norte e Nhamundá como novos municípios turísticos do Estado, com base nos critérios existentes poderão ser aprovados ou não na Reunião do Fórum Estadual de Turismo.

Cobrança – A presidente da Amazonastur cobrou aos presentes na reunião mais responsabilidade com o equipamento turístico que o Governo entrega aos municípios como Centros de Atendimento ao Turista (CAT) e os Terminais Fluviais Turísticos (TFTs). “A gente vai à Brasília em busca de recursos e soma com os do Estado para que, no final, os equipamentos fiquem abandonados. Temos que cuidar desses equipamentos”.

Pronatec – A última pauta da reunião foi o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo. Além dos técnicos da Amazoanstur tirarem algumas dúvidas, os municípios já entregaram suas demandas de cursos que serão enviadas ao Ministério do Turismo. Entre os cursos demandados pelos municípios estão: Recepcionistas em Meios de Hospedagem, Inglês (básico e intermediário), Agente de Informação Turística, Camareira em Meios de Hospedagem, Condutor de Turismo de Aventura e Pesca, Organizador de Eventos, Cerimonialistas, entre outros.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.