Esportes

Amazonenses disputam Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso

Os atletas, recebem apoio do Governo do Amazonas/Foto: Anderson Silva/SEJEL
Redação
Escrito por Redação

Os dez melhores halterofilistas do Amazonas vão iniciar o mês de outubro na cidade Olímpica. A delegação amazonense viaja para o Rio de Janeiro na próxima terça-feira, dia 4, para disputar o Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, que ocorre de quarta-feira, 05, e segue até sexta-feira, 07. Os atletas, que se capacitam na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, recebem apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Integram o time manauara os atletas Silvia Ventilare, Malu Murielly, Francine Cavalcante, Alexon Maximiniano, Obed da Silva, Wesley Souza, Thiago Henrique, Karolayne de Souza, Leopoldo Gomes e William Lemos. O foco deles no evento nacional, inclusive, não é somente pelo lugar mais alto do pódio, mas é visando também uma classificação para o Sul Americano e uma vaga no Bolsa Atleta Federal. O programa entra na fase de renovação para o próximo ciclo olímpico.

“Essa é uma competição importante e serve de seletiva para o Sul-americano e para o Bolsa atleta do Governo Federal. Nós estamos preparados e vamos buscar esse resultado”, explicou o presidente da Federação Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico (Falo), Francisco Ventilari.

Em amplo crescimento, a modalidade no Amazonas passou a chamar atenção da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP). Com quatro medalhas de prata e duas de bronze no último Brasileiro, os atletas começaram a despontar entre os melhores do Brasil. Com isso, mais apoio e benefícios estão chegando.

“O Amazonas está entre os três melhores centros do levantamento de peso do Brasil. Hoje somos mais respeitados, temos seis medalhistas com quatro pratas e duas de bronze, e agora vamos tentar buscar o ouro. Com isso, conseguimos mais parcerias, apoios e reconhecimento”, disse.

Os atletas, recebem apoio do Governo do Amazonas/Foto: Anderson Silva/SEJEL

Os atletas, recebem apoio do Governo do Amazonas/Foto: Anderson Silva/SEJEL

Atletas empolgados

Medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, pelo Lançamento e Dardo, Alexon Maximiano, 36, deixou de lado a modalidade e agora tem uma nova paixão: o levantamento de peso. A primeira competição da carreira anima o atleta.

“Estou há dois meses treinando forte e estou aprendendo muito. Estou um pouco ansioso, mas tenho um preparo por causa do atletismo. Agora é chegar no Brasileiro e enfrentar os gigantes e quem sabe trazer medalha de ouro”, declarou Alexon.

“Deixei o atletismo por causa de lesão. Machuquei o ombro e agora estou no levantamento de peso. Tenho um bom físico por causa do atletismo e sempre gostei de musculação, estou bem e vou atrás dessa medalha”.

Em uma rotina de treinos diária de cinco horas nas dependências do Centro de Alto Rendimento da Amazônia (CTRA), os halterofilistas seguem concentrados a cada arremesso e arranco. “Vou lá para ser ouro. Na minha cabeça eu vou buscar o ouro. É minha primeira competição e tenho muita vontade de ir para as Olimpíadas. Quando voltar do Rio de Janeiro eu vou fazer um trabalho para perder mais peso e ganhar mais músculos”, declarou Wesley Souza, de 18 anos.

Medalhista de bronze no brasileiro Sub-20 no início do ano, a jovem Karolayne Gomes quer mais. Há sete meses se preparando intensamente, a halterofilista está confiante. “Desde março venho me preparando e estou bem focada. O professor pega no meu pé, incentiva, e se Deus quiser vou trazer esse medalha para o Amazonas”, contou.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.