Brasil

Anatel sofre ataque DDoS e tem sistemas derrubados

boicote-nas-bandas-largas
Redação
Escrito por Redação

Os sistemas da Anatel estão instáveis há mais de 24 horas. A rede da agência regulatória sofre ataques de negação de serviço desde a noite de quarta-feira (20), com picos de tráfego de dezenas de gigabits por segundo, tornando inacessíveis o site da Anatel e diversos sistemas importantes, como o serviço de reclamações de usuários e de homologação de novos aparelhos.

De acordo com um participante da lista [caiu], que informa sobre quedas na internet brasileira, a maior parte dos ataques à rede da Anatel vem de IPs internacionais, indicando que uma botnet, provavelmente formada por computadores zumbis, está sendo utilizada para gerar tráfego nos servidores da agência. Sem capacidade para atender a todas as requisições maliciosas, os sistemas ficam inacessíveis.

Os ataques ocorrem logo após a Anatel se manifestar favoravelmente à franquia na banda larga fixa. Na terça-feira (19), o presidente da agência, João Rezende, criticou quem passa o dia jogando online, porque “isso gasta um volume de banda muito grande”. Ele repetiu o argumento das operadoras e do superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, para defender os limites de consumo, afirmando que “quem consome menos paga por quem consome mais”.

A Anatel suspendeu na segunda-feira (18) os limites na banda larga fixa por 90 dias, exigindo que as operadoras cumpram determinadas regras antes de aplicar sanções aos usuários, como fornecer uma ferramenta de acompanhamento de consumo, destacar os limites de franquia em peças publicitárias com o mesmo enfoque dado ao preço e velocidade, e treinar os funcionários para instruir os consumidores sobre as novas regras.

(Tecnoblog)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.