Amapá Amazônia

AP: Festa de São Tiago: tradição cultural e fé

SaoTiago_amapa
Redação
Escrito por Redação

As figuras da Festa de São Tiago são pessoas que representam os personagens históricos da batalha entre os Mouros e Cristãos. A escolha dos interpretes é feita através de sorteio no dia 15 de agosto, data em que é comemorado o dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do município de Mazagão.Com exceção do intérprete do personagem menino Caldeirinha, todos os outros (São Tiago, São Jorge, Atalaia, Chefe dos Mouros, Chefe dos Cristãos e Bobo Velho) devem ser maiores de idade. Outra curiosidade é que interpretar um dos personagens é uma oportunidade única, uma vez sorteada, a pessoa não poderá mais interpretar o mesmo papel.

 

Conheça os escolhidos para a festa de 238 anos:

São Tiago

São Tiago foi o guerreiro anônimo que lutou para defender o exército cristão. O povo de Deus vinha perdendo algumas batalhas, ao anoitecer rezaram pedindo a Deus que o dia se prolongasse um pouco mais para vencerem a batalha. Foi então que apareceu um guerreiro misterioso, que somente depois foi identificado como São Tiago. A participação dele foi decisiva para a vitória dos Cristãos.

O jovem agricultor e também professor de capoeira Paulo Cristiano dos Reis carrega a responsabilidade de representar São Tiago este ano. “Tento o sorteio há cinco anos e este ano, além de ter a sorte de ser sorteado, fui escolhido para representar São Tiago. É uma honra e um momento de muita fé”, lembrou.

São Jorge

Apesar de a festa ser de São Tiago, os moradores de Mazagão Velho também possuem devoção por São Jorge. Segundo eles, o santo também lutou ao lado de São Tiago e do exército cristão.

Para interpretar São Jorge o escolhido foi o gerente de Fazenda Rosemiro da Gama. Para prestigiar o momento, toda a família de Gama se deslocou do Estado do Pará. Cerca de 20 pessoas vão acompanhar o personagem esperado há alguns anos. “Há dez anos tento ser São Jorge e finalmente fui sorteado. Esse momento foi muito esperado e estou me dedicando muito”, declarou.

Menino Caldeirinha

O menino Caldeirinha passou a liderar o exército dos Mouros após a morte do rei Caldeira. De acordo com os moradores, o rei Caldeirinha ordenou que os soldados roubassem as crianças cristãs, que foram vendidas e o dinheiro utilizado para aquisição de novas armas e munições.

João Luanderson dos Santos, de apenas um ano de idade, é o interprete do menino Caldeirinha deste ano. Para a mãe, Rurzé Christie dos Santos, foi um presente de São Tiago. “Colocamos o nome dele para o sorteio, mas não tínhamos expectativa dele ser escolhido, pois são muitas crianças. O que menos esperávamos aconteceu, fomos agraciados”, emocionou-se.

Atalaia

O Capitão Atalaia foi o enviado pelo exército cristão para roubar a bandeira inimiga. Porém, foi descoberto e gravemente ferido, mesmo assim, conseguiu chegar próximo ao alojamento cristão para entregar a bandeira do adversário. Atalaia foi decapitado pelos mouros como forma de represália e de intimidar o exército cristão. Este ano quem representa Atalaia é Rosinei dos Santos Nunes.

Bobo Velho

O Bobo Velho era um espião do exército do Mouros, enviado para o acampamento dos Cristãos. Ao ser descoberto pelo povo de Deus, ele foi expulso com paus e pedras. Na encenação da batalha o público pode participar jogando bagaço de laranja no personagem, simulando a expulsão.

(Jornal do Dia)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.