Amazonas Cidades

Aplicativo ‘InforMe’ da PMAM registra mais de 500 denúncias em uma semana

Cel. Gilberto Gouvêa, testa aplicativo/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) lançou, na última sexta feira (31), o aplicativo “InforMe”, que permite aos cidadãos registrarem denúncias que envolvam crimes que não demandem ação imediata da Polícia Militar, como delitos como tráfico de drogas, foragidos da justiça ou desmanche de veículos.
Todas as informações recebidas por meio da ferramenta serão repassadas, automaticamente, à base de dados do setor de inteligência da corporação, que orientarão o emprego do policiamento.

Segundo a empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, o Google, são 45 milhões de aplicativos disponíveis no Brasil. Lançado há uma semana, até agora foram registradas mais de 500 denúncias em Manaus e 4 mil pessoas já se cadastraram no “InforMe” da Polícia Militar, o que rendeu posição de destaque no ranking do Google dos dispositivos baixados, ocupando entre os milhares de aplicativos disponíveis a 80ª posição, e avaliado com 90% de aprovação pelos usuários da plataforma.

“Estamos a cada dia superando nossas expectativas. A Polícia Militar do Amazonas quer ser cada vez mais reconhecida como uma instituição que protege o cidadão. Envolvemos uma grande equipe no processo de criação do aplicativo e hoje a população conta com mais uma ferramenta no combate ao crime”, disse o comandante geral da PMAM, coronel Gilberto de Andrade Gouvêa.

O comandante geral informou que, em breve, a PMAM lançará outro pacote de aplicativos. “Usaremos cada vez mais a tecnologia a nosso favor e no combate ao crime. O Comando da Polícia Militar está muito satisfeito com os resultados alcançados e vamos continuar trabalhando para garantir o sucesso do aplicativo que estará alinhado com a Operação Presença”, destacou Gouvêa.

O “InforMe” foi utilizado na Operação Presença 21, deflagrada no último fim de semana, onde uma grande estrutura foi preparada para garantir a segurança da capital e interior. Cerca de 700 policiais militares e 200 viaturas de quatro e duas rodas, helicópteros, embarcações, canil, em mais de 40 barreiras policiais montadas por turno de serviço, foram empregados na ação.

Sobre o “InforMe’”– O aplicativo possui uma interface simples e interativa. Para fazer a denúncia, a pessoa deve preencher um cadastro. Após esse procedimento, o denunciante é levado para outra página em que deve informar o fato da ocorrência e o endereço de onde está acontecendo o crime. A plataforma garante absoluto sigilo de todos os dados informados. A ferramenta opera em dispositivos móveis que utilizam o sistema Android e está disponível para download na Play Store do Google gratuitamente.

Armazenamento – A sede do Comando Geral possui um sistema chamado Operações Eletrônicas da Polícia Militar do Amazonas (Opel), onde são armazenadas e processadas todas as denúncias enviadas pelo aplicativo, mantendo o sigilo e a privacidade do usuário. O sistema utiliza recursos de geolocalização para adaptação de novos instrumentos e plataformas que irão surgir ainda neste ano.

Atualizações – O aplicativo foi projetado para receber mensalmente atualizações em seu código fonte.

Testes e utilização – Foram realizados mais de 2 mil testes em todo o Brasil com essa aplicação. Usuários de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza enviaram suas denúncias que chegaram normalmente no painel do sistema.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.