Amazonas Destaques Esportes

Após oito anos, Hamilton vence GP de Mônaco, Massa fica em 10º

Hamilton vence sob chuva, em Mônaco/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação

Lewis Hamilton voltou a vencer em Mônaco oito anos depois. O piloto, saindo da mesma terceira posição de 2008, se aproveitou de uma tática menos conservadora conforme a pista secava em Monte-Carlo para ganhar a 44ª corrida na Fórmula 1.
Com a pista molhada, ele resolveu ficar mais tempo na pista até que ela se secasse por completo para colocar pneus slicks. Na contramão, a maior parte dos pilotos, incluindo Daniel Ricciardo, decidiram trocar para pneus intermediários antes dos slicks. O australiano fez isso e perdeu a liderança. Quando Hamilton trocou por pneus de pista seca, o australiano aproveitou a volta seguinte para fazer sua parada.

Mas, por um erro da equipe Red Bull, Hamilton saiu por pouco na frente de Daniel. O australiano tentou de tudo, mas não pôde passar o britânico.

Hamilton teve também uma ajuda pouco usual de Nico Rosberg no início da prova. O alemão teve dada uma ordem pela Mercedes para deixar Hamilton passar no início da prova. Nico chegou em sétimo após demorar uma volta a mais para trocar dos pneus intermediários para os slicks e ser ultrapassado por Nico Hulkenberg na última volta.

Em terceiro ficou Sergio Pérez da Force India, primeiro a trocar pelos pneus slicks no grupo da frente. Sebastian Vettel foi o quarto, à frente de Fernando Alonso.

Felipe Massa fez prova discreta, mas conquistou um ponto, na décima posição.

Vencedor do GP da Espanha, Max Verstappen fazia grande corrida de recuperação após sair dos boxes. Ele já ocupava a zona de pontos, quando perdeu o controle de sua Red Bull na curva Massenet e bateu.

O brasileiro Felipe Nasr teve de abandonar a prova após um acidente com seu companheiro de equipe Marcus Ericsson. O brasileiro recebeu ordens da equipe Sauber para deixar o sueco passar. Porém, não respeitou. Ericsson tentou a ultrapassagem na Rascasse e os dois bateram. Ambos abandonaram voltas depois.
A corrida

Com muita chuva, a largada foi dada atrás do Safety Car. A largada foi dada após sete voltas, mas os problemas iniciaram na primeira curva, quando o britânico Jolyon Palmer perdeu o controle de seu carro e acertou o muro da curva Sainte Dévote. A corrida foi neutralizada com Safety Car Virtual.

Kimi Raikkonen também abandonou a corrida após bater na curva Loews. O piloto ainda se envolveu em um toque com Romain Grosjean e Felipe Massa antes de encostar seu carro.

Com a pista secando, vários pilotos começaram a trocar os pneus de pista molhada pelos intermediários. No entanto, por uma tática diferente, Vettel, Hulkenberg e Alonso ficaram presos atrás de Massa, que ficou mais tempo na pista de pneus de chuva.

Ricciardo foi obrigado a trocar pelos pneus intermediários, mas Hamilton, que por ordem de equipe passou Rosberg, resolveu ficar na frente para tentar trocar direto por pneus slicks.

Deu certo, principalmente depois que a Red Bull errou na troca de pneus de Ricciardo, demorando para trazer os pneus de pista seca. Hamilton passou o australiano e começou a segurá-lo. Em terceiro vinha Perez, à frente de Vettel e Alonso.

Com a pista secando, Hamilton vinha à frente de Ricciardo sempre com a diferença inconstante, porém o australiano não conseguia passar.

Na última volta, Nico Hulkenberg relegou Nico Rosberg ao sétimo lugar.

A próxima etapa acontece no Canadá, no final de semana do dia 12 de junho.
Resultado:
Pos.    Piloto    Equipe    Tempo/Dif.
1     United Kingdom Lewis Hamilton   GermanyMercedes     1:59:29.133
2     AustraliaDaniel Ricciardo      AustriaRed Bull Racing     +7.252
3     MexicoSergio Perez      IndiaForce India     +13.825
4     GermanySebastian Vettel      ItalyFerrari     +15.846
5     SpainFernando Alonso      United KingdomMcLaren     +1:25.076
6     GermanyNico Hulkenberg      IndiaForce India     +1:32.999
7     GermanyNico Rosberg      GermanyMercedes     +1:33.290
8     SpainCarlos Sainz Jr.      ItalyToro Rosso     +1 volta
9     United KingdomJenson Button      United KingdomMcLaren     +1 volta
10     Brazil Felipe Massa      United KingdomWilliams     +1 volta
11     MexicoEsteban Gutierrez      United StatesHaas F1 Team     +1 volta
12     FinlandValtteri Bottas      United KingdomWilliams     +1 volta
13     GermanyPascal Wehrlein      United KingdomManor Racing     +2 voltas
14     FranceRomain Grosjean      United StatesHaas F1 Team     +2 voltas
15     IndonesiaRio Haryanto      United KingdomManor Racing     +2 voltas
Abn     Marcus Ericsson      Sauber
Abn     Felipe Nasr      Sauber   
Abn     Max Verstappen      Red Bull Racing
Abn     Kevin Magnussen      Renault F1 Team
Abn     Daniil Kvyat      Toro Rosso
Abn     Kimi Raikkonen      Ferrari
Abn     Jolyon Palmer      Renault F1 Team (Terra/Motorsport)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.