Brasil Destaques Política

Após problemas, RF amplia prazo para pagamento do Simples Doméstico

Emissão das guias do Simples Doméstico, prorrogada/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Receita Federal anunciou agora, há pouco, a ampliação do prazo para emissão e pagamento da guia do Simples Doméstico, documento que reúne em um único boleto, os tributos que patrões devem pagar, como FGTS e INSS, de empregados domésticos. Agora, empregadores terão até o início de dezembro para regularizar o pagamento.
A medida foi tomada após milhares de internautas registrarem falhas no sistema durante a tentativa de emissão da guia a partir de um cadastro online. Segundo o Planalto, será editada na quinta-feira, 5, uma Medida Provisória (MP) prorrogando o prazo por 30 dias. Antes, o vencimento seria na próxima sexta-feira (06).

Hoje, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já havia sinalizado a possibilidade de ampliação do prazo. “Se for necessário adiar, a gente adia, porque é uma questão tecnológica”, disse o ministro, após a Receita ter submetido a questão a uma avaliação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Desde a sua liberação no domingo, 1º, o eSocial recebeu 1,131 milhão de cadastros de empregadores e 1,164 milhão de empregados. Ocorre que, até o último balanço, apenas 134 mil guias de pagamento do Simples foram emitidas, ou seja, apenas 13% do total. A Receita espera que esse número chegue a 250 mil nesta quarta.(Terra/IstoÉ)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.