Amazonas Cultura

Artesanato parintinense é atração para turistas no Festival Folclórico

Mostra de artesanato em Parintins/Foto: Roberto Carlos
Mostra de artesanato em Parintins/Foto: Roberto Carlos
Redação
Escrito por Redação
Turtistas visitam a Feira onde artesanatos estão expostos/Foto: Roberto Carlos

Turtistas visitam a Feira onde artesanatos estão expostos/Foto: Roberto Carlos

O Festival Folclórico de Parintins encanta, tanto pela beleza do espetáculo proporcionado pelos Bois Garantido e Caprichoso, quanto pela variedade das produções artísticas de artesãos da região. E uma das opções para quem vai à ilha Tupinambarana nesses dias do Festival é a 13ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária de Parintins, organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).
A Feira vai funcionar até amanhã, dia 28 de junho, na Praça da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Amazonas, Centro da cidade, com a participação de 80 artesãos e associações de produtores dos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá. Entre os produtos oferecidos estão acessórios indígenas, colares, brincos, cocares, telas com pinturas regionais, cosméticos e produtos confeccionados em cerâmica.

“São artesanatos feitos por muitas famílias e profissionais que desenvolvem boas produções artísticas para melhorar as suas rendas e oferecer o que há de melhor da nossa cultura amazonense”, explicou o secretário da Setrab, Breno Ortiz.

A amostra vai até amanhã, em Parintins/Foto: Roberto Carlos

A amostra vai até amanhã, em Parintins/Foto: Roberto Carlos

Entre um estande e outro, é possível contemplar uma riqueza de produtos feitos com qualidade e que fascinam quem vem pela primeira vez à terra dos bumbás Garantido e Caprichoso. O casal Pedro e Yara Silva veio do Estado de Sergipe para prestigiar o Festival de Parintins e fez uma visita na Feira para conhecer o artesanato amazonense. “São objetos muitos bonitos e percebemos que as pessoas são bem cuidadosas e tradicionalistas ao produzir os materiais idênticos ao que há na Amazônia. E viemos pela primeira vez para assistir ao Festival, para ver mais de perto essa beleza”, disse.

Geração de renda – Além de artigos regionais, os visitantes e turistas podem encontrar produtos medicinais extraídos da floresta amazônica. O estande do Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé oferece 11 itens de produtos feitos das sementes e frutas amazônicas, como óleo de andiroba e guaraná em pó. A associação já trabalha nesse ramo há 20 anos e, atualmente, exporta seus materiais para países como Itália e França, conforme destaca o produtor, Eudes Batista.

“Temos vários produtos aqui na feira feitos pelas 307 famílias de produtores que trabalham na suas comunidades e aldeias nas cidade de Barreirinha, Maués e Parintins. Esse nosso trabalho já possui uma boa aceitação na Europa e sempre gostamos de participar dessa feira no festival porque quem vem pode conhecer e adquirir algumas de nossas produções”.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.