Amazonas Cultura

Artesãos do Amazonas participam da maior feira da artesanato da América Latina

Artesanato do AM, na 17ª Fenarte/Foto: Divulgação
Artesanato do AM, na 17ª Fenarte/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Durante a 17ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENARTE), que acontece de 7 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Olinda – Pernambuco, a  Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB) e Coordenação Estadual de Artesanato do Amazonas, mostrarão a arte produzida no Estado, nessa que é a maior feira de artesanato da América Latina, com mais de três mil expositores de todo o Brasil. Ano passado, a Feira reuniu 370 mil pagantes.
A secretaria selecionou, por meio de edital de chamamento público, artesãos e trabalhadores manuais do Estado para participarem da ocupação de um espaço coletivo no evento, com a finalidade de divulgação e comercialização de produtos artesanais do Amazonas. De acordo com o que estabeleceu o edital, os selecionados irão arcar com as próprias despesas de passagens, translado e alimentação durante toda a Feira.

Entre os critérios levados em consideração para a seleção esteve à referência à cultura popular, a criatividade, linguagem própria (estilo reconhecido como uma forma de expressão do autor), tradição, inovação e apresentação do produto.

O artesão Antônio José Ferreira de Vasconcelos foi um dos selecionados. “Hoje tenho a honra de participar de grandes eventos com o meu trabalho, vendo meus produtos com a ajuda da Coordenação Estadual de Artesanato do Amazonas”, explica o artesão.

“Com o tempo as vendas foram aumentando e hoje tenho duas pessoas que me ajudam a produzir”, explica Antônio José, que produz biojoias feitas de material retirado da natureza, como sementes, cascas, madeiras, empregando ou não metais preciosos como ouro e prata.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.