Amazonas Destaques Política

Ary Moutinho Junior assume a presidência do Tribunal de Contas do AM

Solenidade de posse de Ary Moutinho Junior, no TCE-Am,/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Junior se tornou, aos 43 anos de idade, na manhã de de hoje,terça-feira (22), o presidente do Tribunal de Contas mais novo do país. Formado em administração de empresas, o novo conselheiro-presidente, que também já foi o vereador mais novo da capital no ano 1997, quando foi eleito para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Manaus, aos 19 anos, comandará a corte de contas, no biênio 2016-2017.
Diante de uma plateia repleta de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das Forças Armadas e da sociedade civil, foram empossados, também, a conselheira Yara Lins dos Santos como vice-presidente e os conselheiros Júlio Pinheiro e Julio Cabral, como corregedor e ouvidor do TCE, respectivamente. O conselheiro Josué Filho assume a coordenação-geral da Escola de Contas Públicas.

Eleito por unanimidade pelo colegiado no último dia 25, o conselheiro pretende fazer uma gestão cidadã, como ele mesmo classifica, e aberta à sociedade, voltada para transparência, sem esquecer, claro, do perfil pedagógico alcançado pela Corte de Contas nos últimos anos e do papel principal do Tribunal de Contas: o controle externo.

Em seu discurso de posse, o conselheiro Ari Moutinho Júnior afirmou ser um parceiro entusiasmado para a construção de um Tribunal de Contas cada vez mais forte, competente e alinhado. Além disso, agradeceu e elogiou o conselheiro Josué Cláudio de Souza Filho pelo trabalho realizado nos últimos 2 anos. “Senhores, é tempo de comemorar, abraçar, festejar. É tempo de renovar compromisso, é tempo de construir, é tempo de buscar ajuda para construir e tempo de agradecer o eminente conselheiro Josué Claudio Filho, meu grande amigo, que fez uma belíssima presidência por dois anos que se encerram”, afirmou.

“Tenho plena consciência da dimensão das responsabilidade do cargo que estou agora assumindo e da necessidade da importância de estimular a Corte Administrativa em prol da sociedade amazonense. Uma difícil empreitada a todo o momento evidenciada. Estou certo que poderei contar com o apoio especial e irrestrito da minha vice-presidente e amiga Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos e dos não meus menos queridos conselheiros Josué Cláudio de Souza Filho, Julio Pinheiro, Julio Cabral,  Érico Desterro, conselheiro Mario Mello, a quem agradeço a confiança depositada em mim, de forma unânime, para o novo cargo de presidência do Tribunal de Contas”, comentou o conselheiro Ari Moutinho Júnior.

Ao falar aos presentes na solenidade, o governador José Melo enalteceu a experiência do jovem conselheiro-presidente, seu grau de intelectualidade e seu perfil de administrador. “Pela primeira vez se terá um presidente que já passou por todos os ares da história administrativa. Foi administrador público, foi administrador de empresas e possui um intelectual muito grande, portanto a junção de tudo isso somado a experiência da conselheira Yara Lins dos Santos, que passou por todos os cargos desta Corte, resultará na boa administração e no constante aprimoramento na administração desta corte de Contas’’, ressaltou.

O agora ex-presidente do TCE, conselheiro Josué Filho, desejou sorte à nova diretoria do Tribunal e desejou, em nome do TCE do Amazonas e dos 50 anos de união entre suas famílias, que Deus o proteja, o faça feliz, o dê sabedoria, traga a maturidade necessária e a inteligência primorosa comandar o TCE-AM.

A vice-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, afirmou que vai colaborar da melhor maneira possível com a administração do conselheiro Ari Moutinho Júnior, de quem se considera um amigo.

Além do governador José Melo e do prefeito Arthur Virgílio Neto, estiveram presentes na solenidade o  deputado Josué Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Maria das Graças Figueiredo, o procurador-geral de Justiça do Estado do Amazonas; Fábio Monteiro; procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas, Roberto Krichanã; o presidente do TCE de Minas Gerais e IRB, Sebastião Helvércio, e deputado Federal Hissa Abrahão, entre outras autoridades.

Ary Moutinho Junior com o governador José Melo/Foto: Valdo Leão

Ary Moutinho Junior com o governador José Melo/Foto: Divulgação

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.