Amazonas Destaques Política

Assembleia do AM inaugura tecnologia pioneira em transmissão de imagens por TV

Câmera Robótica em HD, instalada em Plenário/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Os trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas, serão iniciados com a inauguração de um novo sistema inédito de captação e transmissão de imagens para a TV Aleam, com a utilização de uma câmera robótica de alta definição (HD). Esse equipamento dará mais qualidade às imagens feitas no plenário Ruy Araújo, com capacidade de captação de imagens panorâmicas, em até 340 graus, e com zoom de até 48 vezes. “As sessões plenárias serão transmitidas com muito mais detalhes e reprodução precisa de cores”, explica o diretor de Comunicação da Aleam, jornalista Cláudio Barboza.
A nova câmera foi instalada no fundo do plenário, de frente para a Mesa Diretora, o que permite visualização de toda a área das mesas dos parlamentares, os corredores de acesso, as duas tribunas laterais onde os deputados se pronunciam, uma visão geral.

O diretor Cláudio Barboza explica que o aparelho será operado diretamente da mesa de corte de imagens, por um controle muito semelhante ao de um joystick de vídeogame, não havendo necessidade de cinegrafista, e possibilitando que os repórteres cinematográficos possam ser aproveitados para outras atividades da TV Aleam.

“Essas câmeras não necessitam de cinegrafista, o que vai nos dar um reforço de cinegrafistas e câmeras para a cobertura de outras atividades realizadas na Aleam, fora do plenário. Temos também a questão do espaço, porque será possível transitar com menos equipamentos, com corredores mais livres para a circulação das pessoas” afirmou o diretor.

A previsão, segundo Cláudio Barboza, é de que até o final do ano, mais duas câmeras robóticas sejam instaladas no plenário, sem custo adicional para o parlamento. A instalação, segundo ele, já fazia parte do contrato com a empresa responsável pelos serviços de transmissão da TV Aleam.

Segundo informações da empresa contratada, DBS Engenharia de Telecomunicações, a câmera, uma BRC-H700 da Sony, possui tecnologia de alta qualidade em zoom, inclinação, e panorâmica, o que permite possibilidade de pelo menos 16 imagens diferentes com uma única câmera.

As sessões da Aleam são transmitidas ao vivo a partir das 09h00 no canal 55,2 da TV aberta digital, Canal 99 da Net Analógica, e Canal 6 da Net Digital.

Sistema operacional de transmissão/Foto: Divulgação

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.