Amazonas Política Saúde

Assembleia do AM tem palestra sobre o combate ao Aedes aegypti

Médico Bernardino Albuquerque/Foto: Divulgação
Médico Bernardino Albuquerque/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O médico Bernardino Albuquerque, diretor-presidente da Fundação Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), profere hoje, terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas, palestra sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, visita que faz parte de uma iniciativa daque Poder de adotar uma campanha de conscientização voltada para os parlamentares e os servidores e que terá a coordenação da Diretoria de Saúde da Casa, que levará informações diretamente a todos os setores.
O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), vai abrir uma Cessão de Tempo para o médico Bernardino Albuquerque, que irá discorrer sobre as políticas públicas que estão sendo adotadas no combate ao Aedes aegypti.

O diretor de Saúde da Assembleia, médico Arnoldo Andrade, explica que a região tropical é muito propícia à multiplicação do mosquito e o Poder Legislativo estadual está mobilizado para fazer uma campanha de educação continuada com seus colaboradores e parlamentares. “Para que todos ser aliem às campanhas realizadas pelos governos federal, estadual e municipal, se transformando em brigadistas, levando todas essas informações recebidas para suas comunidades”, explicou o médico.

Combate

O ciclo de vida do Aedes aegypti é de 7 a 10 dias; assim, as medidas necessárias para a eliminação dos criadouros devem ser realizadas semanalmente. Dentre as ações estão: manter caixa d’água, galões, tonéis, poços, latões e tambores totalmente vedados; guardar pneus em locais cobertos; manter calhas limpas e sem folhas; limpar piscinas com o auxílio de produtos químicos específicos; verificar  bebedouros e viveiros de animais; utilizar areia nos pratos de vasos de plantas para evitar acúmulo de água; manter baldes virados para baixo, garrafas tampadas e lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.