Amazonas Política

Assembleia do AM terá acompanhamento virtual de projetos similar ao Senado

Site Transparência da Assembleia do AM/Foto: Divulgação
Site Transparência da Assembleia do AM/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Parceria entre a Assembleia Legislativa do Amazonas e o Senado Federal, tornará a tramitação das proposituras (projetos de lei, indicações, requerimentos, Propostas de Emenda Constitucional, etc) mais transparente e de fácil acesso pra a população, segundo informou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Josué Neto (PSD), em plenário, dando conta de que a Assembleia terá o mesmo sistema usado no Senado, que será instalado por meio de uma parceria firmada no início de abril com o Parlamento Federal.
Segundo Josué Neto, o mesmo software usado no Senado será instalado na Aleam e permitirá, além do acompanhamento do projeto em tempo real, aplicar as mudanças, aditivos e pareceres relativos à proposta. Além disso, ela poderá ser visualizada pela internet não só pelos deputados e servidores da Aleam, mas por toda a população.

O presidente explicou que a nova ferramenta não gerará custos para a Aleam. Servidores do Senado deverão vir até Manaus para instalar o software e treinar os servidores da Aleam. “O software que roda no Senado e na Câmara de Deputados é de extrema qualidade e atenderá nossas necessidades neste momento de dificuldade financeira, porque não terá custos para a Casa. Até mesmo as diárias e o transporte dos servidores serão pagos pelo Senado”, afirmou.

Josué esclareceu que as tentativas anteriores de instalação de ferramentas virtuais para o acompanhamento eletrônico dos projetos não atenderam às necesssidades da Casa em termos de transparência. “Já o programa usado nos Parlamentos Federais, além do custo zero, é de qualidade”, reforçou.

Ainda não há previsão para que o sistema esteja pronto para uso, mas Josué Neto confirma que o convênio já foi firmado e o Senado já autorizou a instalação do software. A Mesa Diretora aguarda apenas chegada dos servidores do Senado para qualificar e treinar os servidores da Aleam.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.