Amazonas Economia

Atividade e emprego na construção caem mais ainda, em outubro

Emprego na indústria cai, também, em outubro/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A atividade e o emprego na indústria da construção continuam em queda em outubro. O índice de evolução do nível de atividade registrou 36,7 pontos e o do número de empregados assinalou 35,6 pontos no mês passado, informa a Sondagem Indústria da Construção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 25 de novembro. Os indicadores variam de zero a cem. Valores abaixo de 50 pontos indicam atividade e emprego em queda.
O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual também ficou abaixo da linha dos 50 pontos e registrou 27,1 pontos, sinalizando que atividade no segmento se mantém abaixo do usual para o mês. A utilização da capacidade de operação (UCO) das empresas do setor foi a menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. A indústria operou, em média, com 57% da capacidade, dois pontos percentuais abaixo do registrado em setembro e dez pontos percentuais inferior ao de outubro de 2014.

O fraco desempenho do segmento mantém os empresários pessimistas em relação aos próximos seis meses. Em novembro, todos os indicadores ficaram abaixo dos 50 pontos. O índice de expectativas em relação ao nível de atividade registrou 38,5 pontos, o de novos empreendimentos e serviços assinalou 38,2 pontos, o de compra de insumos e matérias-primas ficou em 37,9 pontos e o de número de empregados em 37,3 pontos.

A intenção de investimento na indústria da construção continua em queda. O índice foi de 24,5 pontos em novembro, o menor indicador desde novembro de 2013, quando a série foi iniciada. De acordo com a pesquisa, as causas disso são a fraca atividade do segmento e o baixo nível de utilização da capacidade de operação.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 595 empresas entre 2 e 12 de novembro. Dessas, 185 são de pequeno porte, 269 são médias e 141 são indústrias de grande porte.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.