Amazonas Cultura

Atrações culturais serão apresentadas em Shoppings de Manaus, a partir de amanhã(27)

Orquestra Filarmônica do amazonas, no Amazonas Shopping/Foto: Divulgação
Orquestra Filarmônica do amazonas, no Amazonas Shopping/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

As ações artístico-culturais, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura-AM (SEC), chegam, também, aos shoppings de Manaus, pois, através de uma parceria firmada em edital público, os shoppings Amazonas e Manauara, servirão como cenário para ações artísticas e culturais.
Os eventos serão um concerto da Orquestra Amazonas Filarmônica, às 19h00, amanhã, domingo (27), na praça central do Amazonas Shopping, e a exposição “Teatro Amazonas – a glorificação das artes”, que será aberta ao público entre os dias 2 e 31 de outubro, no Manauara Shopping.

“Esse edital foi criado para reforçar a proposta da Secretaria de Estado da Cultura, em descentralizar cada vez mais suas ações artísticas, e com esses eventos o público poderá conferir o trabalho dos artistas de uma maneira inédita, em um espaço com grande concentração de pessoas e onde a arte e a cultura podem ser difundidas de uma maneira inusitada”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

A programação nos shoppings começa às 19h00 de amanhã, com o show “Amazonas Music”, apresentado pela Orquestra Amazonas Filarmônica e regido pelo maestro e coordenador dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo de Jesus.

Na apresentação 75 músicos interpretarão clássicos como “Star Wars suítes nº 1, 3 e 5”, de John Williams; trechos da ópera Guillaume Tell, do compositor italiano Gioachino Rossini; Dança das Horas, de Almicare Ponchielli, dentre outros clássicos da música clássica e erudita. O concerto, que terá aproximadamente uma hora de duração, vai acontecer na praça central do shopping e será gratuito.

Já na exposição que ficará em cartaz entre os dias 2 e 31 de outubro no Manauara Shopping, o público fará um verdadeiro mergulho na história do Teatro Amazonas, principal símbolo da arte e cultura do Estado.

Em um circuito, o visitante terá acesso à história do Teatro Amazonas através de imagens, livros, a reprodução das plantas de construção do Teatro e uma área interativa com tablets. No espaço haverá ainda uma cabine onde serão mostradas imagens de Eduardo Ribeiro, governador na época da construção do Teatro Amazonas e até hoje considerado um dos pilares da arte e cultura no Estado.

A mostra faz parte da programação especial que o Governo do Amazonas, via SEC, realizando em comemoração ao aniversário de 346 que Manaus fará no dia 24 de outubro. A inovação vai ficar por conta de uma imagem que reproduz a visão que o artista tem quando está no centro do palco do Teatro. Através dessa imagem o visitante terá a sensação de estar no palco e diante da plateia. “É a primeira vez que essas informações sairão do Teatro Amazonas para uma exposição. O público terão acesso à detalhes do teatro de maneira intimista e com uma perspectiva inédita”, afirmou o secretário de cultura.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.