Saúde

Autazes recebe jornada de cirurgias do programa Amazonas Saúde Itinerante

Redação
Escrito por Redação

O município de Autazes (distante 118 quilômetro de Manaus) recebeu nesta sexta-feira (19) as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. Até domingo (21) estará sendo realizada no município uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas e também a oferta de consultas nas especialidades de cardiologia e ginecologia. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a previsão é de que sejam realizadas em torno de 60 cirurgias e aproximadamente 250 consultas, incluindo as duas especialidades.

 

Outra importante ação do programa será concluída neste sábado (20), no município de Tabatinga, na região do Alto Solimões. Em parceria com a organização não governamental Smile Train e o apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus e do Hospital de Guarnição do Exército, o Amazonas Saúde Itinerante levou ao município uma jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino. A ação teve início da segunda-feira (15) e a previsão de atendimento de 50 pacientes, incluindo indígenas dos Distritos de Saúde Especial Indígena do Vale do Javari e do Alto Solimões.

 

Entre os pacientes há adultos e crianças. Uma parte deles fez a primeira cirurgia corretiva e ao menos 11 já são pacientes de segunda vez. Além dos indígenas, também estão sendo atendidos pacientes não índios de Tabatinga e de outros municípios vizinhos, como Atalaia do Norte e Benjamim Constant. O atendimento está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento da rede estadual de Saúde, com o suporte do Hospital de Guarnição de Tabatinga, que pertence ao Exército.

Neste mês de junho, o Amazonas Saúde Itinerante também já levou atendimento aos municípios de Coari, Juruá e Beruri. Nos primeiros meses do ano o Amazonas Saúde Itinerante realizou 42 ações de atendimento, que alcançaram 30 municípios. Somente as consultas especializadas já ultrapassam o número de 8,1 mil atendimentos. As cirurgias já somam mais de 870 procedimentos.

 

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.