Amazônia Roraima

Azul poderá atender demanda de voos em Roraima

Redação
Escrito por Redação

Após o anúncio da redução e cancelamento dos voos diretos para Manaus (AM) da TAM e GOL Linhas Aéreas, o Governo de Roraima determinou que o diretor de Turismo, Ricardo Peixoto, e o secretário de Fazenda, Shiská Palamitshchece, fossem ao Estado de São Paulo para dialogar diretamente com os presidentes das companhias, incluindo a Azul, que também atua no Estado, a qual se disponibilizou para possivelmente cobrir a demanda caso a suspensão das malhas aéreas se concretize.

De acordo com Palamitshchece, a reunião também contou com a presença de outros órgãos estaduais da Região Norte. “As secretarias de Turismo, de Planejamento e de Administração do Amazonas também estavam conosco.

Buscamos a negociação em bloco, pois o cancelamento de voos também está acontecendo em outras regiões, como no Amazonas, Acre, Rondônia e Amapá”.

Segundo ele, na manhã de ontem aconteceu a primeira reunião com a companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

“Fomos recebidos pelo presidente da empresa, Antonoaldo Neves, que expressou para nós que está satisfeito com o mercado de Boa Vista e que, no momento, não pensam em cancelar nenhum voo”, afirmou.

Conforme o secretário, é uma empresa que se manteve no mercado disponibilizando passagens mais baratas, sendo econômica para a sociedade. “Além dos benefícios econômicos, o presidente da Azul disse que, caso a GOL e a TAM cancelem ou reduzam os voos em Roraima, a empresa poderá realizar um estudo pensando em suprir essa ausência para atender à demanda da população”.

Palamitshchece também destacou uma possível diminuição de custos. “Durante a reunião, foi mencionada a possibilidade de negociação com Roraima em relação ao combustível das aeronaves, o querosene, para aviação. É uma medida que já foi adotada por outros estados, como o do Amazonas, para diminuição de valores”, comentou referindo-se à redução da alíquota do ICMS, o que possibilitaria a queda no valor do combustível.

MAIS VOOS – Outro tópico manifestado pela Azul foi a de abrir posteriormente uma linha aérea internacional. “Eles cogitaram um voo de Roraima para os Estados Unidos da América, trecho Boa Vista/Miami, que dura cerca de 3h30. A empresa utiliza aviões pequenos, o que possibilita a viagem”, comentou o secretário. “Até mesmo questões de transporte de cargas podem ser discutidos no futuro”.

As próximas reuniões acontecerão ainda esta semana. O encontro com a presidência da TAM será hoje, 15. Na sexta-feira, 18, será com a Gol. “Durante a semana nos reuniremos com as outras duas companhias para dar um posicionamento à população. O Governo de Roraima pediu que resolvêssemos essa questão diretamente com as empresas. Esperamos um resultado positivo”, frisou o secretário da Fazenda.

(Folha BV)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.