Amazonas Destaques Esportes

Barça x Juve: antes do jogão, o duelo de torcidas nas ruas de Berlim

O duelo das torcidas, em Berlim/Fotos: AP
O duelo das torcidas, em Berlim/Fotos: AP
Redação
Escrito por Redação

Não importa para onde você vai em Berlim hoje, sábado, nas horas que antecederam a final da Liga dos Campeões entre Barcelona e Juventus. Nas ruas, ônibus, estações de trem e metrô, camisas listradas alvinegras, azul-grenás e nas cores da bandeira da Catalunha estavam para todos os lados em blocos. Uns discretos, apenas mostrando as cores dos seus times, outros mais exaltados, gritando e chamando a atenção dos transeuntes pela empolgação.
As torcidas tinham pontos de encontro definidos em diferentes áreas das cidade, mas mesmo neles se misturavam sem problemas. A Alexanderplatz era a área determinada para os italianos se reunirem antes do deslocamento em grupo para o Estádio Olímpico de Berlim. Antes mesmo do meio dia, centenas de fãs uniformizados ocupavam o local, que já é naturalmente movimentado.

No caminho até o Champions Festival, na Pariser Platz, a maioria era catalã e orgulhosa. “Visca el Barça, visca la Cataluña” é o que um grupo de torcedores passou gritando. Empolgados, os torcedores do Barcelona dominaram o pedaço e o percurso até a Breitscheidplatz, área da cidade a eles reservada, melhor posicionada na linha de metrô que leva até o Estádio Olímpico de Berlim.

No local, centenas de catalães festejavam com direito a bateria e bandeiras, uma movimentação maior do que a registrada dos italianos, possivelmente pelo horário mais próximo ao início do jogo. Enquanto os espanhóis estavam com alguma representatividade no espaço separado para a Juventus, torcedores do clube de Turim eram raros e acabaram engolidos pela empolgação dos rivais do dia.

O mais chamativo foi a movimentação pró-Catalunha da torcida do Barcelona, que se envolveu em uma polêmica na final da Copa do Rei por vaiar o hino espanhol. Enquanto os italianos passavam a sensação de deleite por terem chegado a este palco, os catalães expressavam uma empolgação que ia além da confiança do pentacampeonato europeu. A oportunidade de mostrar o orgulho regional parecia mais forte.

Brasileiros pelas ruas

Fãs do Brasil desfilaram com as camisas dos seus clubes por Berlim antes da decisão. O clube com maior presença nas ruas foi o Internacional . Cerca de dez torcedores foram vistos andando no Champions Festival e disseram que vieram assistir o “freguês” Barcelona na decisão.

Brasileiros com camisetas do Flamengo e do Fluminense foram observados longe do estádio, enquanto as cores de Atlético-MG e Cruzeiro estarão provavelmente presentes dentro do Olympiastadion, pois torcedores foram encontrados saindo da estação de metrô que serve a praça esportiva.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.