Amazonas Política

Biblioteca da Assembleia AM disponibiliza trabalhos literários de cientistas do Inpa

Biblioteca da Aleam terá obras de pesquisadores do INPA/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Biblioteca da Assembleia Legislativa do Amazonas está ampliando o seu acervo, e diversificando, ainda mais, o conteúdo oferecido à sociedade, acrescentando às estantes os trabalhos científicos produzidos pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que estão sendo lançados, hoje, quinta-feira (24), Representada pela diretora e pelo vice-diretor da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti e Fabiano Afonso, a Assembleia vai ao auditório do Bosque da Ciência, participar do lançamento das obras publicadas pela Editora do Inpa, com quem firmou parceria para o recebimento das publicações científicas.
Dentre as publicações que integram esse primeiro repasse estão: “Guia de Peixes da Reserva Ducke”; “Conhecendo as áreas úmidas amazônicas: uma viagem pelas várzeas e igapós”; “Maruins na Amazônia Brasileira”; “Entomologia na Amazônia Brasileira Vol.2”; “Ferramentas para coletas de cachos de palmeira na Amazônia: uma nova valorização econômica”; “Manual de alimentação complementar para lactentes” e “Pescado: guia prático de procedimentos adequados durante a cadeia produtiva”.

A cooperação entre a Assembleia e o Inpa foi firmada durante Sessão Especial realizada no instituto no último dia 11. “Essa parceria é muito importante, porque toda obra vinda do Inpa é uma obra que demandou muita pesquisa, que acrescenta muitas informações sobre o Amazonas e que vai ser de grande benefício, não só para o Estado, mas para o mundo”, apontou Jaqueline Ferretti.

A Biblioteca da Assembleia Legislativa foi criada em 18 de junho de 1983 e possui atualmente 3.500 obras em áreas como Direito, Contabilidade, Economia, Administração, Educação, Filosofia, Serviço Social, dentre outras. Foi a primeira biblioteca da Região Norte a receber, por meio de doação realizada pelo Senado Federal, obras em braile, como a Constituição Federal, Constituição do Estado do Amazonas, Leio Orgânica de Manaus Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de romances.

O espaço atende não só os servidores do legislativo, mas também estudantes de escolas públicas, universitários, pesquisadores e profissionais em geral. A Biblioteca também participa dos eventos e programas realizados pela Escola do Legislativo e de outros órgãos parceiros, colaborando com consultas e na criação de projetos.

Sessões externas

A realização de Sessões Especiais externas é uma sugestão do presidente Josué Neto (PSD), acatada por todos os demais deputados estaduais do Amazonas. Nesses encontros, os parlamentares se abastecem de informações e dados a respeito das atividades desenvolvidas pelos especialistas, para avaliar a possibilidade de criar leis ou projetos que favoreçam tanto os segmentos envolvidos, quanto a sociedade em geral. “Conhecer a região e seus recursos para criar políticas de desenvolvimento são fundamentais para o Estado”, avalia Josué Neto.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.