Amazonas Economia

BID apresenta linhas para financiar projetos de eficiência energética e energia renovável

Antonio Silva, presidente da FIEAM, em reunião com o BID/Foto: Divulgação
Antonio Silva, presidente da FIEAM, em reunião com o BID/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Em reunião, ontem, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), os executivos do Departamento de Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Patrick Doyle e Matthew McClymont, e o consultor-sócio da Atla Consultoria, Thiago Simões, apresentaram as linhas de financiamento de R$ 500 mil a R$ 5.600 milhões para projetos de eficiência energética e de energia renovável.
Na ocasião, expuseram os mecanismos de financiamento do BID ao setor privado da indústria amazonense e comércio. O financiamento dos projetos tem por objetivo implantar sistemas de energia limpa e eficiente no Brasil como alternativa para reduzir custos e impactos no meio ambiente. O BID é o agente que facilita a obtenção de financiamentos e empréstimos.

“Nossa equipe técnica identifica as oportunidades de economia de energia, promovendo estudos técnicos, projetos e sua análise de sua viabilidade, apresentando aos bancos de financiamentos a garantia de até 100% do valor do projeto em questão, tornando o investimento de risco zero e com taxa mais atrativa”, explicou o consultor Thiago Simões.

Segundo Simões, o BID atua na garantia de crédito para que empresários consigam acessar as linhas de financiamentos e implantem os projetos de tecnologias limpas e energias renováveis no país. A maior demanda da iniciativa do BID vem de Minas Gerais. Os projetos contemplados aos estudos do Banco são de origens de energia solar, biomassa, eficiência energética, entre outras.

Dentre os tipos de tecnologias comprovadas aceitas neste programa do BID estão trocas de ar condicionado, energia solar térmica, energia solar fotovoltaica distribuída, iluminação, gerenciamento de energia, refrigeração e automação e controle.

Dívida zero com Prefeitura

Também na reunião, coordenada pelo presidente da FIEAM, Antonio Silva, o secretário municipal de Finanças, Ulisses Tapajós, anunciou a ação da Prefeitura de Manaus que dá aos empresários a oportunidade de quitação de dívidas junto à Prefeitura, como IPTU, alvará, ISS, entre outros.

A conciliação será promovida pela Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef) e pela Procuradoria Geral do Município (PGM) a qualquer débito inscrito em dívida ativa (seja de natureza tributária ou não tributária). O mutirão de dívida zero ocorrerá em cinco pontos: PACs da Cidade Nova, São José, Compensa e Galeria dos Remédios, além do ”Semef Atende”, que fica na rua Japurá, 488, Praça 14 até o dia 18 de setembro.

Tapajós ressaltou a oportunidade da iniciativa que visa regularizar os débitos das empresas com descontos que varia de 50% sobre juros e multas até 100%.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.