Amazonas Esportes

Brasil eliminado na Liga Mundial de vôlei com vitória americana

Bloqueio francês não parou ataque americano/Foto: AFP
Redação
Escrito por Redação

De um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, Bernardinho e seus comandados não tiraram os olhos da TV. Dependiam do resultado da partida entre Estados Unidos e França para poderem respirar aliviados. Os dois sets vencidos pelos atuais campeões mundiais apontavam a necessidade de apenas mais um para assegurarem a vaga nas semifinais da Liga Mundial e levarem o Brasil a reboque. Mas o time francês, que passou longe de mostrar a agressividade habitual, cresceu na reta final da terceira parcial e complicou a vida da seleção. Passou a depender de uma vitória dos Bleus no quarto set, mas ela não veio. A eliminação dos anfitriões foi confirmada com o triunfo dos americanos, nesta sexta-feira, no Maracanãzinho, por 3 sets a 1 (25/21, 25/22 e 24/26 e 25/20). Vaias foram ouvidas após o término do confronto.
As três seleções tiveram um tríplice empate em número de pontos (três) e set average (1.000). O desempate teve que ser o point average (pontos ganhos divididos pelos pontos perdidos). O Brasil, com 0.970, levou a pior e amargou a terceira colocação, sendo eliminado em casa. Os Estados Unidos (1.031) ficaram em primeiro lugar no Grupo I, e a França (1.000), com a segunda vaga nas semifinais.

Derrotado pela França por 3 sets a 1 na estreia e após a vitória, pelo mesmo placar, sobre os Estados Unidos, o Brasil torceu para que os americanos não obtivessem a vitória sobre os franceses por 3 a 1. Esse era o único resultado que forçava as três seleções do grupo a recorrerem à calculadora para ver quem se classificaria. Qualquer outro colocava o Brasil nas semifinais. No quarto set, a esperança era que ou a França forçasse a quinta parcial ou perdesse por 25/14. O 25/20 americano provocou a eliminação brasileira.

Estados Unidos e França aguardam agora a definição do segundo classificado do Grupo J, já que a Polônia está garantida.  Sérvia e Itália brigam ainda na tarde desta sexta para seguirem vivas na competição.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.