Amazonas Educação Política

Bullying no âmbito escolar é tema de palestra no ´Dia da Escola´

Vereadora Therezinha Ruiz(DEM)/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

Para celebrar o “Dia da Escola”, a ser comemorado amanhã (15), o Núcleo de Atendimento aos Profissionais de Educação de Manaus da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (NAPEM/COMD/CMM) realiza palestra de combate ao Bullying no âmbito escolar, no auditório da Escola Municipal Themístocles Gadelha, zona Leste de Manaus, a partir das 10h00.
O Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

De acordo com a presidente da Comed/CMM, vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), o objetivo das palestras é conscientizar alunos, professores e comunidade a respeito do Bullying e do Cyberbullying. “Depois da família, a escola é o lugar mais importante para a formação da criança, pois exerce um papel fundamental no processo de alfabetização e socialização desses alunos. Dentre essas formações, a conscientização sobre o Bullying e Cyberbullying é de suma importância, pois tais práticas têm trazido diversos transtornos às pessoas que passam por alguns desses tipos de intimidação”, comenta Ruiz.

O NAPEM tem como meta atender os profissionais de educação, disponibilizando serviços e ações qualificadas, visando à melhoria do trabalho e a valorização pessoal, contribuindo para elevar o nível de qualidade da educação de Manaus, bem como atender a alunos e comunidades, com atendimentos psicológicos, de assistência social e jurídica.

A parlamentar destaca ainda, que qualquer escola pode participar das ações do Napem. “As palestras desenvolvidas pelo Napem vem de encontro às necessidades das escolas e alunos que passam por esses problemas. E o Núcleo vem dando esse apoio com palestras sobre o Bullying, Cyberbullying e a participação da comunidade nos eventos escolares e a valorização dos educadores. Qualquer escola pode receber as palestras, desde que encaminhe um ofício para a Comissão de Educação da CMM, ou entrar em contato pelos fones: 3303-2850/2851.

Dia da Escola

No Brasil, foram os Jesuítas que contribuíram para a fundação das primeiras escolas. Em 1779, eram 17 colégios, 25 casas Jesuítas e 36 missões realizando a prática da formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores, indígenas e da elite que liderava a sociedade da época.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.