Amazonas Cultura

Café Teatro consolida espaço cultural no Centro Histórico de Manaus

Café Teatro, consolidado com espaço cultural/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Sarau de Danças Urbanas e Contemporâneas, é atração amanhã (28), do Les Artistes Café Teatro, encerrando as atividades do espaço cultural no mês de outubro. Para novembro, já estão previstos o curso de Direção de Artes, com a diretora e cenógrafa Lia Renha, e o espetáculo teatral ‘Natal na Floresta’.
De março e outubro deste ano, aproximadamente, oito mil pessoas passaram pelo Les Artistes Café Teatro. Na programação, shows, oficinas, teatro, exposições, reuniões e workshops. O casarão, localizado no Centro Histórico de Manaus, que segundo a história já serviu como hospedaria e posteriormente como residência do comendador J.G Araújo, foi reformado pela Prefeitura de Manaus, para servir como um espaço cultural e diversificar ações culturais do município difundindo a produção local.

O prédio conservou suas características originais, como os tijolos e o teto, com a sua estrutura de madeira aparente. Hoje, o Café Teatro abriga uma sala de espetáculo com capacidade para cerca de 150 pessoas, além de um salão de exposições de 63m².

Além disso, o teatro possui camarim amplo, espaço de leitura, espaço café e estacionamento exclusivo, além de uma fonte, criada especialmente para o espaço, intitulada “deusa das artes”, obra da escultora Sette Alves.

Número de visitantes triplica

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a diversidade apresentada no Les Artistes Café Teatro tem atraído cada vez mais o público para os espetáculos. “Manaus está passando por um processo de ocupação cultural do Centro Histórico que tem atraído cada vez mais o público, valorizando nossos artistas e difundindo as manifestações artístico-culturais ali abrigadas como peças teatrais, exposições, música de boa qualidade e tudo com fácil acesso”, comentou.

Os números demonstram o sucesso. Apenas no mês de agosto, mais de 1,6 mil pessoas passaram pelo local, três vezes mais que o número de visitantes registrados de março, quando 516 pessoas estiveram no Café.

Desde maio, com a realização da primeira edição do ‘Passo a Paço’ e da ‘IX Mostra de Teatro do Amazonas’, as visitas têm sido mais frequentes. “Estudo aqui no Centro e vim pela primeira vez sem saber do que se tratava. Estava tendo um show de dança e entrei por alguns minutos para assistir. Achei uma ótima iniciativa, eu nem sabia que aqui tinha esse espaço”, comentou a universitária Karina Rodrigues, 22.

O Les Artistes está localizado na avenida Sete de Setembro, esquina com a rua Governador Vitório, em frente ao prédio onde funcionou a Câmara Municipal de Manaus, no Centro.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.