Amazonas Cidades

Caminhada chama atenção para a prevenção às drogas, na Zona Leste

Caminhada antidrogas, no Jorge Teixeira/Foto: Joel Arthus
Redação
Escrito por Redação

Uma caminhada para chamar a atenção da população, organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), sobre a prevenção e os perigos do uso das drogas, mobilizou moradores, estudantes, sociedade civil e poder público, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, com cerca de 1 mil pessoas participando com faixas, cartazes e palavras de ordem sobre o tema.
Panfletos e cartilhas educativas foram entregues para quem estava passando pelo local. “É interessante esse tipo de passeata porque é pacífica e informa a sociedade sobre essa questão das drogas que está acabando com a vida de muitos jovens”, disse o comerciante Vivaldo Antonio, morador da região.

Para o secretário em exercício, José Nildo Mello, a caminhada marcou de forma positiva o início da Semana Estadual de Prevenção e Combate às Drogas e serviu como ato de alerta às pessoas sobre os perigos sociais e à saúde que o uso acarreta. “Essa caminhada foi em parceria com a comunidade e serviu não só para informar, mas, também, para incluir os moradores no processo de combate às drogas. Ao longo da caminhada, constatamos a participação de vários moradores que se juntaram a nós no percurso. Todos contra às drogas é o que queremos”.

Consequências para o usuário – O estudante do 9º ano, Marcos Vinícius, 14 anos, explicou que a ação é importante para mostrar ao jovem que o caminho das drogas pode trazer consequências sérias para a vida do usuário e que muitos são atraídos, também, por falta de informação. “Dialogar e informar para o jovem o que é certo e o que é errado ainda é necessário. A partir daí, ele pode fazer uma escolha e estar consciente de que as drogas podem acabar com a vida dele e da família”.

Encerramento – A programação continua nesta terça-feira, dia 23 de junho, e vai até a próxima sexta-feira, dia 26, nas escolas estaduais e municipais do bairro, com palestras, dinâmicas em grupo, panfletagem e distribuição de cartilhas educativas. O encerramento será na próxima às 19h, na praça de alimentação do Jorge Teixeira, com várias apresentações culturais e exibição de vídeos comentados sobre prevenção às drogas e as consequências do uso. As etapas serão comentadas e o público vai poder participar do debate.

O evento conta com o apoio das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Saúde (Susam), de Segurança (SSP), da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), e de Educação e Qualidade no Ensino (Seduc), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ,Secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semas), Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa), Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e Centro de Reabilitação em Dependência Química Abdel Aziz.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.