Amazonas Cidades

Campanha do WWF-Brasil celebra o ´Dia da Amazônia´

Juruema National Park, Dia da Amazônia/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Juruema National Park, Dia da Amazônia/Foto: Divulgação

                               Juruema National Park, Dia da Amazônia/Foto: Divulgação

São inúmeros os motivos que fazem do dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, um momento de celebração. Estamos falando de um gigante: a maior floresta tropical úmida do mundo e da maior bacia hidrográfica do planeta, com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas – tamanho que equivale ao território de 14 Franças. A Amazônia é, também, um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade, fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, possuindo 10% das espécies do planeta e 20% de toda a água potável do mundo (confira mais curiosidades abaixo).
Mas, o que falar das pessoas da Amazônia? Quem são, onde vivem, com o que trabalham, como contribuem com a conservação do bioma? Para responder essas e outras perguntas é que o WWF-Brasil lança o site Somos Amazônia http://somosamazonia.wwf.org.br/, que apresenta seis histórias de amazônicos que, em conjunto com o WWF-Brasil, têm feito a diferença e contribuído com a conservação da natureza. Os personagens são apresentados por meio de vídeos, fotos e textos.

Histórias como a do Charles, o pescador que tira o seu sustento da pesca sustentável em Feijó (AC); do Pedro e do Raimundo, os maiores seringueiros do Acre, que têm mostrado ao mundo a importância da Amazônia e dos povos da floresta; ou ainda do Simar e Luis, que têm transformado uma comunidade isolada do Tapajós a partir de um trabalho de turismo de base comunitária, dando a possibilidade aos brasileiros de conhecerem as belezas dos rios e da floresta amazônica. Descubra ainda com Carlos, produtor rural do Sul do Amazonas, como é possível unir a produção rural com a conservação da floresta.

De acordo com o coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, Ricardo Mello, com a campanha #SomosAmazônia, o WWF-Brasil pretende mostrar uma Amazônia que está além de toda a sua exuberância e que é pouco conhecida da maior parte do povo brasileiro. “São as pessoas da Amazônia que fazem a diferença e é com elas que temos trabalhado em conjunto para construir um bioma que traga orgulho para nós e para as futuras gerações. O WWF-Brasil tem grande paixão em construir essas histórias junto dessas pessoas e de suas famílias. Esperamos que eles sirvam de inspiração e mostrem que a Amazônia é de todos nós e que, com um esforço conjunto, é possível preservá-la”, explica.

Ainda como parte da campanha, os internautas ainda poderão deixar um recado para a Amazônia no site e ajudar a construir um mural de mensagens simbólicas para a maior floresta do mundo. As melhores frases vão virar posts no facebook.

Youtuber na Amazônia

Ainda em comemoração ao Dia da Amazônia, a organização fez um convite a uma das maiores e mais influentes youtubers no Brasil, Julia Tolezano, conhecida como Jout Jout, para conhecer a Amazônia pela primeira vez. A ação teve como objetivo oferecer uma experiência amazônica para a jornalista de forma que traga informações em um formato diferenciado e curiosidades sobre o bioma.

Com linguagem simples e espontânea, a youtuber se destaca pela forma didática e a qualidade com que aborda os conteúdos de seus vídeos. Ela encanta seu público de aproximadamente 1 milhão de seguidores com vídeos bem-humorados onde expõe opiniões e experiências sobre temas diversos.

Ao todo serão dois vídeos que mostram a experiência da jornalista durante sua viagem a Manaus e a Rio Branco. Durante sua imersão, ela nadou com botos, andou por florestas, brincou e deu comida a macacos selvagens, visitou casas flutuantes, experimentou comidas típicas, tirou látex das seringueiras, conheceu o processo de transformação da borracha e visitou a fábrica de camisinhas Natex, em Xapuri (AC).

Os vídeos serão publicados nos dias 5 e 10 de setembro nas redes sociais da youtuber e compartilhados nos perfis do WWF-Brasil.

Curiosidades sobre Amazônia

– A maior parte do bioma amazônico – 60,1% – está em território brasileiro.

– A vazão de água do rio Amazonas é de 260 milhões m3 por segundo. O suficiente para dar 1 litro de água para cada habitante da terra a cada 30 segundos.

– Possui o rio mais longo do mundo, o Rio Amazonas, com mais de 6.992,06 quilômetros de extensão.

– Boto, harpia, pirarucu e onça são algumas das espécies animais amazônicas mais conhecidas.

– A Amazônia é o lar de 34 milhões de pessoas, sendo que mais de 443 mil são indígenas – alguns dos quais vivem em isolamento voluntário.

– O bioma se estende por nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.

– A Amazônia não se restringe apenas a florestas. Trata-se de um ambiente extremamente complexo e dinâmico. A bacia hidrográfica é composta por uma variedade de paisagens e ecossistemas, que incluem florestas tropicais úmidas, florestas inundadas ou várzeas, savanas e uma rede intrincada de rios, lagos e igarapés.

– Há uma ligação entre os remédios guardados nas casas das pessoas e a vida silvestre da Amazônia: plantas e animais servem como base para a fabricação de medicamentos.

– As florestas são grandes fontes de alimentos (peixes, temperos, frutos, etc.) e de produtos diversos (resinas, cipós, aromas, madeira, borracha, sementes e castanhas, etc.).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.