Amazonas Cidades

Campanha estadual aborda tráfico de pessoas com programação temática, em Manaus

Sejusc realiza campanha, em Manaus/Foto: Divulgação
Sejusc realiza campanha, em Manaus/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Sejusc realiza campanha, em Manaus/Foto: Divulgação

                                      Sejusc realiza campanha, em Manaus/Foto: Divulgação

No período de 28 a 30 de julho, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza a “Campanha Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Coração Azul”, com abertura no dia 28 (quinta-feira), às 08h00, na sede da Sejusc, e segue até as 18h00 com uma vasta programação que encerrará com a iluminação, na cor azul, de vários prédios simbólicos de Manaus como o Teatro Amazonas, a Assembleia Legislativa (Aleam), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) e a Sejusc.
O objetivo da campanha é sensibilizar e informar a população sobre a questão do tráfico de pessoas, além de chamar a atenção para as principais características que indicam o crime e onde buscar ajuda. Ação tem o apoio do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da rede “Grito pela Vida”.

Para informar a comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada, após a abertura da campanha no dia 28, vão acontecer duas palestras, sendo às 9h, com o tema “Tráfico de Pessoas no Contexto Nacional”; e às 16h, “Tráfico de Pessoas no Contexto Amazônico”. Às 11h será apresentado o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

No mesmo dia, às 13h30, o Aeroporto internacional Eduardo Gomes, também inicia a exposição da caixa temática sobre tráfico humano que vai ser deslocada nas esteiras de desembarque do local. A caixa mede 66×77 e possui a plotagem de uma mulher encarcerada. “O aeroporto é um dos principais meios utilizados pelo crime organizado do tráfico internacional de pessoas. Com essa ação queremos chocar e informar os passageiros sobre essa questão, pois ela é real e pode estar acontecendo com uma pessoa que está do nosso lado”, enfatiza a titular da Sejusc, Graça Prola.

Iranduba – Ainda no dia 28, às 9h, será reativado o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Distrito do Cacau Pirera em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). O posto vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na estrada Manoel Urbano, s/Nº. A exemplo das unidades de Itacoatiara e Manacapuru, o local vai funcionar em parceria com a prefeitura do município com intuito de garantir acesso a cidadania dos migrantes e servir de ponto de denúncia sobre tráfico humano e atendimento inicial às vítimas desse crime, caso necessário.

No dia 29 de julho, haverá uma programação especial voltada ao público estudantil da rede pública de ensino em que seis escolas da zona Leste de Manaus vão exibir simultaneamente o filme “Anjos do Sol” que trata da temática sobre o tráfico de pessoas. Em seguida, acontece uma roda de conversa com os estudantes. As escolas participantes são Berenice Martins (rua Encontro das Aguas, S/N bairro Mauazinho, zona Sul), Irmã Gabrielle (rua Barroso, S/N bairro Puraquequara, zona Leste), Gilberto Mestrinho (rua Danilo Areosa, S/N, bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste), Nossa Senhora das Graças (rua Pe. Mário, n°211, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste), Nova Vida (rua Jerusalém, s/n, bairro Mauazinho, zona Sul), Temistócles Gadelha (rua Puruí, s/n, bairro Jorge Teixeira, zona Leste).

No dia 30 de julho, das 8h às 11h, vão ser realizadas abordagens educativas com panfletagem na Estação Rodoviária de Manaus, Feira Coberta da Ceasa, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Posto de Fiscalização da Ponte Rio Negro e Barreira Policial da BR-174.

Resumo programação.

Dia 28/07 (quinta-feira)

8h – Abertura da Campanha de Enfrentamento do Trafico de Pessoas Coração Azul.

9h – Palestra “Tráfico de Pessoas no Contexto Nacional”.

9h –  Reativação do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Distrito do Cacau Pirera em Iranduba

11h – Apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

13h30 – Exposição da caixa temática sobre tráfico humano na esteira do aeroporto

18h – Acender da iluminação azul em prédios de Manaus (Teatro Amazonas, Assembleia Legislativa (Aleam), Câmara Municipal de Manaus (CMM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) e Sejusc).

Dia 29/07 (sexta-feira)

8h às 11 – Exibição do Filme Filhos Sol e roda de conversa nas escolas Berenice Martins (Rua Encontro das Aguas, S/N bairro Mauazinho), Irmã Gabrielle (Rua Barroso, S/N bairro Puraquequara) e Gilberto Mestrinho (Rua Danilo Areosa, S/N bairro Colônia Antonio Aleixo).

14h às 16h – Exibição do Filme Filhos Sol e roda de conversa nas escolas Nossa Senhora das Graças (Rua Pe. Mário, n°211 bairro Colônia Antônio Aleixo), Nova Vida (Rua Jerusalém, s/n bairro Mauazinho) e Temistócles Gadelha (Rua Puruí, s/n bairro Jorge Teixeira).

30/07 (sábado)

08h às 11h – Abordagens educativas com panfletagem na Estação Rodoviária de Manaus, Feira Coberta da Cease, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Posto de Fiscalização da Ponte Rio Negro e Barreira Policial da BR-174.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.