Amazonas Política

Casa vazia: deputados viajam para congresso e esvaziam ALEAM

XIX Conferência da Unale(ES)/Foto: Divulgação
XIX Conferência da Unale(ES)/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Dos 24 deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), 17 poderão ficar ausentes da Casa durante por três dias dias: quarta (10), quinta (11) e sexta-feira (12), por motivo de viagem a 19a. Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que será realizada em Vitória, no Espírito Santo.
De acordo com o Diário Oficial do Município (DOL), de ontem (09), apenas cinco deputados estarão na Assembleia para o quórum mínimo necessário para votação de projetos de interesse do Legislativo.

Apenas os deputados José Ricardo (PT), Alessandra Campelo (PC do B) e Serafim Corrêa (PSB), além do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), não estarão no Congresso.

Josué informou que cumprirá agenda em Itacoatiara, Borba e Manaus nos dias em questão.

As informações do Diário Oficial confirmavam a presença dos deputados Platiny Soares (PV), Dermilson Chagas (PDT, Carlos Alberto (PRB), Sabá Reis (PR), Cabo Maciel (PR), Sinésio Campos (PT), Adjuto Afonso (PP), Wanderley Dallas (PMDB), Dr. Gomes (PSD), Belarmino Lins (PMDB), David Almeida (PSD), Bi Garcia (PSDB) e Augusto Ferraz (DEM).

Regimento da Aleam

Conforme regimento interno da Assembleia Legislativa do Estado, para que haja quórum, o número de deputado exigido é de, pelo menos, cinco parlamentares, enquanto que o requisito para haver votação é de cinquenta por cento mais um, 13 parlamentares.

Unale

Segundo o site da Unale, a Conferência é realizada, anualmente, pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais e congrega 26 (vinte e seis) Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital e dos 1.059 (mil e cinquenta e nove) parlamentares estaduais, tem a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais.

Um dos objetivos da Conferência é envolver os parlamentos estaduais com temas importantes de interesse nacional, para que se identifiquem melhor com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados, visando ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais.

O evento, também, oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a troca de experiências, atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

O tema escolhido Conferência é “Mudanças globais” e os novos rumos, busca processar uma visão do Brasil de hoje e as grandes mudanças em curso. Este evento é uma grande oportunidade de transmitir aos legisladores de todo o país informações importantes sobre esse tema.

O público alvo é constituído por parlamentares estaduais e federais, governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores de capitais, autoridades nacionais convidadas e comitivas internacionais, além do público participante da agenda de debates e palestras.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

1 comentário

error: Ops! não foi dessa vez.