Amazonas Educação

Ceti de Parintins representa o Brasil em torneio de Matemática, na Rússia

Parintinenses disputam torneio de matemática na Rússia/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Período de 4 e 11 de julho, uma comitiva de estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, do município de Parintins, distante 369 quilômetro de Manaus,  representará o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (8th International Tournament of Young Mathematicians-ITYM), a ser realizado em São Petersburgo, na Rússia.
Os estudantes foram habilitados para participar do torneio por conta do desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. Nesta competição o Ceti de Parintins destacou-se ao conquistar três medalhas de ouro. Para representar o Brasil no torneio mundial, em São Petersburgo, a escola amazonense disputou a vaga com outras 90 unidades de ensino do país, sendo a instituição destacada.

Na Rússia, o 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (ITYM) será realizado na Universidade São Petersburgo. O evento educacional, com a participação de estudantes de todos os continentes, tem o apoio da Ecole Polytechnique(França), da Université Paris Sud (França), da Belarusian State University (Bielorrúsia), da Jacobs University (Alemanha), dentre outras instituições.

Selecionados – Participarão do torneio, em São Petersburgo, os estudantes amazonenses: Jailson Amazonas, Erik Hatchwell, Aline Maia, Hans Lucas Moura, Renan Oliveira, Denyson Reinaldo Xisto, Stephanie Caroline Dias e Rafaela Almeida.

A professora de Matemática do Ceti de Parintins, que deve acompanhar os estudantes, Cristiana Tavares, informou que a experiência será marcante para a formação educacional dos estudantes. “O nível deste torneio é muito avançado e será um aprendizado que marcará a trajetória dos alunos. A interação com estudantes de várias partes do mundo também será um fator de alta relevância para a formação destes jovens”, mencionou a professora.

Torneio Internacional – O Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (International Tournament of Young Mathematicians) é uma competição em equipes, direcionada a estudantes do ensino médio.

As questões da competição são publicadas com vários meses de antecedência e não contém nenhuma solução conhecida. Os alunos são responsáveis por resolver 62 questões disponibilizadas, enviando a resposta no prazo determinado pela organização do torneio, no caso, dia 30 de junho. Dentre as 62 questões, seis serão sorteadas durante o torneio e os alunos participantes apresentam seus resultados em rodadas de debate, defendo o seu resultado.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.