Amazonas Política

Chefes de gabinetes de vereadores recebem orientação sobre emendas parlamentares

Coordenadora Natacha Miwa da Semef, no encontro/Foto: Tiago Correa
Coordenadora Natacha Miwa da Semef, no encontro/Foto: Tiago Correa
Redação
Escrito por Redação

Representantes da Coordenação de Projetos da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Bruno Oliveira e Nathacha Miwa, reuniram-se, na manhã de hoje, quinta-feira (20), com representantes e chefes de gabinete dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para orientá-los e tirar dúvidas acerca do funcionamento do endereço eletrônico http://emendasparlamentares.manaus.am.gov.br/, onde estão hospedadas as informações sobre as emendas parlamentares.
Na ocasião, os técnicos da Semef informaram que, semanalmente, será atualizado um relatório sobre a situação real de cada emenda. E que, além dos próprios vereadores, a população também pode acompanhar onde as intervenções, por meio das emendas, estão acontecendo na cidade de Manaus, inclusive o progresso da execução das mesmas.

“Nós estamos colaborando para que as obras provenientes das emendas saiam. É, inclusive, uma orientação que recebemos do secretário, Ulisses Tapajós, que todas as emendas são prioridade, por ser um projeto pioneiro no Brasil”, salientou Nathacha Miwa, que acrescentou que a expectativa da secretaria é ter até 31 deste mês, 90% das emendas, que envolvem obras, com projeto orçamentário pronto, e que até o dia 15 de setembro, todos os projetos estejam em trâmite para licitação e todos com ordem de serviço até o fim deste ano.

Para o membro do gabinete do vereador Amauri Colares (PROS), Rômulo Ribeiro, que participou da reunião, a oportunidade de se reunir com o corpo técnico da Semef, amplia a oportunidade de acompanhar o andamento das emendas do vereador dele. “O vereador apresentou ao Executivo nove emendas parlamentares, e com o site e mais as reuniões com os técnicos da Semef temos um amplo debate sobre possíveis dúvidas e sobre o processo de execução. Pelo último relatório, por exemplo, sei que todas emendas do vereador estão em processo licitatório”, explicou.

Fase de Licitação

Na última terça-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), informou aos parlamentares que existem mais de 30 obras, fruto das emendas parlamentares em fase de licitação, segundo informações obtidas em reunião de trabalho com a Semef. O que representa, segundo ele, mais de 50% das obras.

As propostas dos vereadores ao Orçamento Municipal deram origem a 48 projetos de obra e 56 projetos para eventos e convênios. Para as emendas, o Executivo Municipal disponibilizou recursos na ordem de R$ 20 milhões. As emendas serão executadas até o final deste ano.

Entre as emendas, encontram-se a reforma da quadra poliesportiva de Santa Luzia; a reforma parcial do Complexo Esportivo da Vila da Prata; a construção de academias ao ar livre na comunidade do Tupé; Complexo Esportivo Ruxinol, na Cidade Nova; no Cidade de Deus; Parque São Pedro e Praça Polivalente do Japiim e a construção da academia ao ar livre da Terceira Idade Dr. Thomas.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.