Mundo

Chile decreta pré-emergência por poluição por causa de churrascos

chile-poluicao
Redação
Escrito por Redação

A capital chilena e cidades do sul do país alcançaram níveis críticos de contaminação atmosférica nesta semana. As autoridades do país ligaram o aumento de poluição aos churrascos que os chilenos fizeram após vitória da seleção do Chile por 7 a 0 contra o México, em jogo que aconteceu no último sábado na Copa América Centenário. As informações são do G1.

“As estações (de monitoramento) tiveram um pico muito alto entra as dez da noite e as três da manhã, e esses picos tão altos de concentrações observadas em um sábado à noite muito provavelmente não vêm de fontes fixas nem de fontes móveis, mas se deve a uma emissão particular. Nós acreditamos que, eventualmente, os churrascos, a calefação a lenha geraram esse pico”, disse o ministro do Meio Ambiente do país, Pablo Badenier, em entrevista à rádio Cooperativa.

Na última segunda-feira (20), as autoridades decretaram a quarta pré-emergência consecutiva na grande Santiago, o que levou à limitação da circulação de 20% dos carros e à paralisação de 450 indústrias. A cidade de Coyhaique, a 1.700 km ao sul da capital, já está em emergência.

A situação de pré-emergência é definida quando o ar atinge entre 300 e 499 microgramas de partículas nocivas por metro cúbico. A partir de 500 microgramas, é anunciado estado de emergência, o que implica em medidas de restrição mais agressivas.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.